Ouvir matéria
Todos os munícipes acima de 60 anos, gestantes, profissionais da saúde e crianças com idade entre seis meses e dois anos, devem, entre os dias 5 e 25 de maio comparecer a uma unidade de saúde do município para tomar a vacina que previne contra a gripe.
O Dia D é nesse sábado (5) e, marca o início da campanha nacional que ao longo dos anos contribui para a prevenção das complicações decorrentes da influenza. “Além disso, a vacinação reduz consideravelmente o número de internações hospitalares, óbitos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias”, destaca a responsável pela Vigilância Epidemiológica de Ubiratã, Nágile Akkache.
Segundo dados da vigilância a meta é vacinar no município 3.939 pessoas: 414 são crianças de 6 meses a 2 anos; 207 gestantes; 3.038 idosos e 280 profissionais da saúde. É de suma importância que a pessoa ao se dirigir a unidade de saúde tenha em mãos o cartão de vacina. “A criança que no ano passado tomou a vacina, este ano tomará apenas uma dose. Já as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose, serão administradas a primeira e a segunda com intervalo de 30 dias”, pontua Nágile.
CONTRA INDICAÇÕES
A vacina contra gripe não deve ser administrada em pessoas que tenham alergia severa relacionada a ovo de galinha; pessoas com história pregressa de patologias neurológicas, tais como Síndrome de Guillain-Barre.
Em caso de febre recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro que está induzindo a ter febre.
Fonte: Robson Alexandre - 04 de Maio - 13:49
Data de Publicação: 04/05/2012