Ouvir matéria
O Ministério da Saúde prorrogou por mais uma semana a 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe, que terminaria nesta sexta-feira (25). De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Ubiratã, até a tarde desta quinta-feira (24) apenas 70% do público alvo tinha tomado a vacina, o que representa uma procura muito baixa e que coloca a saúde dessas pessoas em risco.
A vacina está disponível em todas as unidades de saúde, das 8h às 17h e, é destinada aos idosos (com 60 anos ou mais), gestantes, crianças (de seis meses a menos de 2 anos), indígenas e trabalhadores de unidades de saúde que fazem atendimento a casos de influenza.
A responsável pela Vigilância Epidemiológica, Nágile Akkache, diz que é fundamental que as pessoas procurem as unidades de saúde para receber a vacina o quanto antes, uma vez que a mesma leva cerca de 15 dias para fazer efeito. A secretária municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, explica que essa vacina protege contra os três vírus mais circulantes no país: influenza A (H3N2) - sazonal, influenza A (H1N1) e influenza tipo B.
NÚMEROS
Dados da vigilância mostram que por categoria o número de imunizados até o momento é o seguinte: 82% das crianças de 6 meses a menores de 2 anos; 92% dos trabalhadores da saúde; 65% das gestantes e 67% dos idosos acima de 60 anos.
Fonte: Robson Alexandre - 25 de Maio - 09:18
Data de Publicação: 25/05/2012