Ouvir matéria
A mamografia é o método diagnóstico do câncer de mama que utiliza raios-X, sendo atualmente o mais eficaz para a detecção precoce do câncer (desde o início). A mamografia periódica diminui a mortalidade por câncer de mama, pois permite o diagnóstico de lesões muito pequenas e, com isto, o seu tratamento logo numa fase inicial.
Deve ser feita,segundo normas do Ministério da Saúde, nas mulheres assintomáticas (sem sinais e sintomas de câncer de mama), com idade entre 50 a 69 anos, ou maiores de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama. As evidências mostram que o melhor benefício da mamografia de rastreamento é para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, com intervalo máximo de dois anos entre os exames. Tem como objetivo o monitoramento das mulheres saudáveis, com a realização de exames regulares a fim de diagnosticar precocemente possíveis casos da doença e diminuir a taxa de mortalidade na faixa etária de maior risco e incidência.
No caso de mulheres com histórico familiar de casos de câncer de mama, a recomendação, é que estejam mais atentas e realizem com frequência o auto-exame das mamas.
Para mulheres com menos de 35 anos nesta condição, o exame mais indicado é o ultrassom da mama. Quando notar alguma alteração na mama, como caroço na mama, ou abaixo da axila, saída de secreção pelo mamilo ou outro sintoma atípico, deve procurar o medico.
Atenção: somente dor não é sinal de câncer de mama.
CANCER DE MAMA NO HOMEM
Embora raro, o câncer de mama pode, sim, afetar os homens, representando, no entanto, menos de 1% do total de casos. O câncer de mama nos homens é diagnosticado com base em uma alteração, geralmente notada pelo próprio paciente. Quando é notada uma alteração suspeita, o homem pode sim ser submetido à mamografia, ultrassom e biópsias tal como ocorre com as mulheres. Quando o homem nota alguma alteração na mama, como caroço palpável, dor, inchaço, vermelhidão, saída de secreção pelo mamilo ou outro sintoma atípico, ele deve procurar o médico.
Quando for realizar mamografia é necessário seguir alguns conselhos: Não usar talco, cremes, desodorantes nas mamas e nas axilas, para evitar a formação de imagens que possam prejudicar a leitura da mamografia. É muito importante sempre guardar as mamografias anteriores, para que se possa comparar e identificar novas variações, avaliando a estabilidade com as imagens anteriores.
PROCURE A EQUIPE DE SAÚDE DE UBIRATÃ PARA FAZER O EXAME DA MAMA. ELA INDICARÁ QUANDO E COMO REALIZAR A MAMOGRAFIA. O DIAGNÓSTICO PRECÓCE DO CÂNCER DE MAMA AUMENTA A POSSIBILIDADE DE CURA.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Data de Publicação: 23/08/2013