Ouvir matéria
Quinze mulheres de Ubiratã receberam na noite dessa terça-feira (10) o certificado de conclusão do curso de Aplicadora de Revestimento Cerâmico, realizado pelo Senai de Campo Mourão, em parceria com a Administração Municipal Caminhando para o Futuro, através das secretarias municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico. Além das representantes das secretarias e do Senai, participaram da entrega dos certificados o empresário Luiz Marafon – apoiador do curso -; chefe de Gabinete, Osmar Pires da Silva e o prefeito em exercício Sebastião Osmar Beraldo.
Na oportunidade, Beraldo, destacou a força de vontade dessas mulheres em aprender uma nova profissão, uma vez que muitas já são as tarefas da mulher no cuidado com a casa e os filhos. “Primeiramente, obrigado a todas vocês por acreditarem no curso que estávamos oferecendo e parabéns por chegarem até aqui e saírem dessa sala preparadas para enfrentar o mercado de trabalho”, disse o prefeito em exercício, enaltecendo que a administração municipal prima por levar até os cidadãos a oportunidade de aprender algo novo.
O CURSO
Totalmente gratuito, teve duração de 160 horas e foi ministrado no Centro de Referência de Assistência Social Família Feliz. As tutoras foram Ana Carolina Rinaldi (Formação Cidadã) e Acácia Amaral (Teóricas Específicas e Práticas). As ubiratanenses concluintes do curso podem atuar na área da construção civil, aplicando os revestimentos cerâmicos em paredes, pavimentos, muros e outras partes de edificações, com segurança, qualidade e economia, seguindo as especificações, as normas e os prazos estabelecidos em projeto.
Para chegar a esse nível de aprendizado elas tiveram, entre outras, aulas de: Relações Interpessoais; Saúde e Segurança no Trabalho; Noções Gerais sobre o ofício de Azulejista; Noções de projeto arquitetônico; Cálculo aplicado á função; Elaboração de orçamentos; Habilidades básicas fundamentais (nivelar, prumar, medir, marcar, esquadrejar); Argamassas colantes, rejunte e múltiplo uso; Revestimento argamassados; Juntas de assentamentos; Método de aplicação ; Execução de arremates e Aplicações.
Uma mostra de que realmente aprenderam foi feita por elas no prédio do CREAS. “Elas botaram a mão na massa literalmente e revestiram duas salas”, explicou Acácia Amaral.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Data de Publicação: 12/12/2013