O secretário de Desenvolvimento Econômico esteve em Curitiba para o lançamento do programa, feito pelo governador Beto Richa
Ouvir matéria
A Administração Municipal Caminhando para o Futuro, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está trabalhando para se integrar a um dos mais tecnológicos programas do governo estadual. Trata-se do “Rede 399 – Internet para Todos”, lançado oficialmente pelo governador Beto Richa nesta quarta-feira (11). O secretário ubiratanense, Antônio Hideraldo Magron, foi um dos convidados para a solenidade.
“Volto dessa viagem confiante de que demos um passo muito importante rumo ao desenvolvimento tecnológico”, disse Magron, enaltecendo que depois de implantado em Ubiratã o programa vai melhorar o acesso interligado de internet dentro dos órgãos públicos. “O Rede 399 vai possibilitar ainda que ofereçamos a democratização da internet banda larga para toda comunidade, com a disseminação da mesma pela área urbana, e até em comunidades rurais”, pontua Magron.
COMO FUNCIONA
Durante o lançamento do programa, o governo explanou como funcionará o Rede 399. Hoje, a fibra óptica da Copel está presente nos 399 municípios do Estado, com pelo menos um ponto de ligação. A ideia é que provedores locais – ou Serviços de Comunicação Multimídia Locais (SCM) –, incentivados pelas prefeituras, ampliem o serviço.
Os provedores terão redução de 95% no ICMS cobrado de mercadorias adquiridas para implantar a rede (desde que sejam fabricadas no Paraná). Eles também contarão com financiamentos da Fomento Paraná, com juros abaixo do preço de mercado, para facilitar a realização dos projetos. As prefeituras, por sua vez, podem requerer recursos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), por meio de programas que incentivam a modernização da gestão pública.
O cadastro de projetos para a Rede 399 pode ser feito tanto pelas prefeituras - que podem licitar o serviço de banda larga - como por empresas provedoras, legalmente autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), interessadas na oferta.
Com a rede de banda larga as cidades terão acesso a serviços como Internet Wifi, Telefonia VoiP, Tevê à cabo, serviços de monitoramento, entre outros.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Data de Publicação: 13/12/2013