Ouvir matéria
Promovida pela Secretaria da Saúde de Ubiratã, a edição deste ano da campanha “Fique Sabendo” terá início na próxima terça-feira (1º de dezembro) e sequencia até o dia 4, sexta-feira. A ação tem o objetivo é incentivar a realização de testes rápido de HIV para detecção da aids visando o diagnóstico precoce das infecções para proporcionar um tratamento mais breve possível. No dia 1 º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
A campanha é totalmente gratuita e aberta ao público e será realizada em dias pré-definidos nas unidades de PSF (Programa Saúde da Família). Com o teste rápido, o sangue é coletado no local e o resultado sai em até meia hora.
POR QUE VOCÊ DEVE FAZER O TESTE?
Saber se tem o HIV precocemente permite começar o tratamento no momento certo e ter uma melhor qualidade de vida.
Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.
O HIV PODE SER TRANSMITIDO:
Por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais;
Pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas;
De mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação;
Por transfusão de sangue.
HIV NÃO É TRANSMITIDO:
Mas é bom lembrar que o HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas. Portanto, toda pessoa soropositiva pode e deve receber muito carinho e atenção.
TESTES RÁPIDOS
Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em dois dispositivos de testagem. Para chegar ao resultado, o profissional que o realiza segue um fluxo determinado cientificamente. Se os dois dispositivos tiverem os mesmos resultados, o diagnóstico já é fechado. Em caso de discordância, é feito outro teste com um terceiro para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.
Esse método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o aconselhamento.
RESULTADO
Não deixe de pegar seu resultado. Se der negativo... não se exponha a situações de risco. E se der positivo? Lembre-se que você não está sozinho. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento e acompanhamento gratuitos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Data de Publicação: 27/11/2015