Ouvir matéria
Estudos da OMS apontam que o vírus do COVID-19 pode persistir nas superfícies por algumas horas ou, até mesmo, vários dias. Isto pode variar e depende das condições do local, do clima e da umidade do ambiente.
As pessoas se contaminam com este vírus através do contato com pessoas que têm o vírus, através de pequenas gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando a pessoa tosse ou exala e quando essas gotículas permanecem em objetos e superfícies e outras pessoas pegam a doença tocando esses objetos ou superfícies e depois levando a mão nos olhos, nariz ou boca.
Um dos cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é manter os ambientes higienizados.
O carro tem uma especial importância, por ser um potencial transmissor, visto ser composto por várias superfícies (painel, volante, alavanca de câmbio, banco, maçaneta, etc), onde as pessoas permanecem por longo tempo e frequentemente com janelas fechadas, sendo um transmissor do vírus, tanto para quem o utiliza, quanto para os profissionais encarregados da limpeza desses veículos, nos estabelecimentos lava a jato.
Dessa forma, seguem algumas orientações para diminuir a propagação e transmissão do coronavírus, durante o processo de limpeza e higienização de carros nos estabelecimentos.
- Todo e qualquer veículo, durante esta pandemia, deve ser manuseado com os vidros abertos, caso não seja seu veículo próprio.
- Higienização das mãos é uma das medidas mais importantes e simples para evitar a propagação do coronavírus. Lave as mãos com água e sabão líquido por, no mínimo, 40 a 60 segundos, antes e depois de atender cada cliente e de proceder a limpeza de cada veículo. Considere a utilização de toalhas de papel para secagem das mãos, em vez de uma toalha usada repetidamente ao longo do dia.
- Use luvas descartáveis para limpeza e higienização interna, para cada veículo. Use-as apenas uma vez e descarte-a ao terminar a limpeza.
- Use máscara durante o atendimento ao cliente e durante a limpeza e higienização do veículo, principalmente quando estiver utilizando lavadoras de alta pressão que emitem vapores e aspiradores de pó. Evite tocar seu rosto.
- Utilize cartazes instrutivos de utilidade pública na porta do estabelecimento ou nas estações de atendimento.
- Disponibilize álcool 70% para todos os clientes na entrada do estabelecimento e a todos colaboradores no trabalho.
- Utilize botas de borracha impermeável, que permitam a lavagem com água e sabão após o uso ou a desinfecção com solução de hipoclorito ou alcoólica, faça a limpeza ou desinfecção da mesma após terminar de lavar cada veículo.
- Utilize avental impermeável para fazer desinfecção com solução alcoólica ou de hipoclorito após o uso. Faça a limpeza ou desinfecção do mesmo após terminar de lavar cada veículo.
- Acondicione todo o resíduo sólido (embalagem vazia, lenço de papel) encontrado no interior do veículo em saco plástico e descarte no lixo.
- Limpe painel, volante, alavanca de câmbio e toda superfície plástica com solução alcoólica. - Utilize panos limpos e individualizados para a limpeza interna de cada veículo.
- Evite aglomeração de pessoas no estabelecimento (área de espera de veículos), trabalhando preferencialmente com hora marcada para cada veículo.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A NOTA TÉCNICA
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã
Data de Publicação: 16/04/2020