X

NOSSA CIDADE / História

História de Ubiratã

Ubiratã, palavra indígena (tupi-guarani) que significa madeira dura devido à existência de exuberantes matas.

Antes da chegada dos europeus, esta região era habitada por índios das tribos kaingans, nação dos Gês ou Tapuias às margens do Rio Carajá e pelas Goianás que ocupava às margens do Rio Tricolor. Habitaram esta região por cerca de 900 anos. O que comprova estes indícios foram os objetos encontrados chamados fontes históricas e o local passou a ser um sítio arqueológico, na qual está registrado no Instituto Histórico e Geográfico do Brasil sobre a sigla URCA-2 PR.

Ubiratã foi colonizada pela Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná Ltda (Sinop) no ano de 1954, após ter comprado do Governo do Estado estas terras então chamada de Gleba Rio Verde. Seus diretores Ênio Pipino e João Pedro Moreira de Carvalho vieram de Iporã com uma equipe de engenharia e topografia (Ulrich, E. Grabert, Vicente Alexandrino, Samoel Roland e Wilder Bordin).

Para chegar ao local, na época denominado SAUJU (local mais alto do contra forte da Serra do Piquiri, hoje Ubiratã) tiveram que enfrentar muitos obstáculos e desafios por entre as matas, fazendo picadas para se locomoverem.

Em plena mata virgem com ajuda de mais de 200 homens contratados pela Colonizadora construíram um acampamento e um posto de pouso. O primeiro aparelho a pousar foi um teco-teco conduzido pelo piloto conhecido como “Zé da Pua”, que trazia o Sr. João Pedro Moreira de Carvalho.

Para atender às necessidades das pessoas que aqui chegaram para desbravar a região foram construídos um escritório (hoje no local encontra-se o Banco do Brasil), um Hotel (abaixo do Posto Texaco), uma escola (ao lado do atual Pass Port Hotel) e uma capela (Igreja Matriz Santo Antônio ).

A Colonizadora Sinop de forma tecnológica e moderna planejou e executou um trabalho de colonização na Gleba Rio Verde (Ubiratã) vendendo lotes de terra com serviços de água e estrada dando acesso a outras regiões.

A pedra fundamental da Vila Ubiratã foi lançada em 19 de fevereiro de 1956. De acordo com a Lei Estadual sob o n. º 3344/57, de 20 de setembro de 1957, Ubiratã foi elevado à categoria de Distrito Administrativo e Judiciário, pertencendo ao município de Campo Mourão; tendo como prefeito na época, Sr. Roberto Brezeinski.

Graças ao progresso e o apoio das autoridades estaduais juntamente com o governador Moisés Lupion, Ubiratã passa a ser município com a Lei n.º 4245 em 25 de julho de 1960.

Em 11 de agosto de 1960, através de uma eleição feita no Diretório do PSD, foi escolhido o primeiro prefeito interino, Sr. Osmar João Bertoli.

A partir de 04 de novembro de 1961, Ubiratã passa a conquistar sua política administrativa, ou seja, a sua emancipação política.