X

RECONHECIMENTO AO BOM TRABALHO

Pr?tica dos ODMs em Ubirat? ser? apresentada em Confer?ncia Internacional de Cidades Inovadoras


Ouvir matéria

Um dos fatores que certamente pode ser considerado como importantíssimo para o grande desenvolvimento humano e social pelo qual atualmente passa o município de Ubiratã é o Contrato de Gestão, firmado entre o prefeito e seus secretários, que tem os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) incluídos em algumas das metas. Um dos ‘pilares’ principais do Contrato de Gestão é colaborar para o alcance dos objetivos no município e disseminar informações sobre o assunto.

 

Com as metas estabelecidas e com o compromisso da comunidade local em melhorar o mundo a partir da mudança de atitudes em prol do seu semelhante e do meio em que vivem, o município de Ubiratã começou a se destacar graças a maneira de trabalhar para acabar com a fome e a miséria; garantir educação básica e de qualidade a todos; proporcionar igualdade entre sexos e valorizar a mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a AIDS, malária e outras doenças; garantir qualidade de vida com respeito ao meio ambiente e se unir em prol do desenvolvimento.

 

O destaque que Ubiratã conquistou trabalhando para alcançar as oito metas dos ODMs que foram estabelecidas pela ONU, colocou o município no centro das atenções como desenvolvedor de boas práticas.

 

Ubiratã ultrapassa fronteiras e ganha destaque internacional

O reconhecimento internacional do trabalho veio em dezembro do ano passado quando o prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, e a secretária de Ação Social, Luciane Munhos D’Alécio foram convidados para participar da Cúpula Mundial da Família, realizada em Paris. Em fevereiro o administrador ubiratanense foi convidado pela Organização Mundial da Família para atuar em toda América Latina como “Local Solution”, ou seja, propagador dos ODMs para os países latino-americanos.

 

Na próxima semana, mais precisamente na quinta-feira (19), Ubiratã mais uma vez ganhará destaque em amplitude internacional. Fábio D’Alécio recebeu convite de Rodrigo da Rocha Loures, presidente do Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Sistema FIEP – para participar da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras, como um dos conferencistas de um dos eventos integrados.

 

No convite enviado ao prefeito de Ubiratã constava a seguinte descrição: “A admirável prática realizada no município de sua gestão foi lembrada junto a cinco outras prefeituras pelos organizadores do evento como relevante e meritória de reconhecimento dos participantes”. Fábio D’Alécio enfatiza a importância do convite. “Dos 5564 municípios brasileiros foram selecionados apenas seis e para todos os ubiratanenses deve ser motivo de orgulho estar entre esses seis”, diz o prefeito.

 

A importância da escolha de Ubiratã ainda é maior se notarmos que entre os seis escolhidos, apenas dois são municípios pequenos, sendo que Ubiratã é o menor deles com 21.558 habitantes, Caculé tem 22.236 moradores. Já os outros quatro escolhidos são bem mais populosos: Brusque (105.503), Palmas (228.332), Santos (419.400) e Belo Horizonte (2.375.151). “Isso mostra a todos que mesmo nos municípios onde os recursos são menores é possível desenvolver políticas públicas que melhoram a qualidade de vida dos cidadãos”, enfatiza o prefeito de Ubiratã.

 

D’Alécio apresentará o Contrato de Gestão com base nos ODMs

Durante a conferência que acontecerá no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP), Fábio D’Alécio terá cerca de vinte minutos para expor ao público presente quais as maneiras de trabalhar o Contrato de Gestão com eficiência e como desenvolver os ODMs dentro desse contrato firmado com os secretários.

 

D’Alécio apresentará pelo menos duas metas de cada secretaria que foram firmadas no Contrato de Gestão assinado no início desse ano e que são diretamente ligadas aos Objetivos do Milênio.

 

Na oportunidade o prefeito falará que as metas estabelecidas pelos secretários garantem melhoria nas áreas econômica, social, urbanística, ambiental e de gestão voltadas ao desenvolvimento da cidade e da sociedade ubiratanense.  

Fonte: Robson Alexandre

Data de Publicação: 12/05/2011

 Galeria de Fotos

 Veja Também