X

VITÓRIA DA COMCAM

Traçado da Ferrovia Norte Sul passará por Campo Mourão; iniciativa foi encabeçada pelo presidente da Comcam, Fábio D?Alécio


Ouvir matéria

Uma boa notícia para os municípios da região da Comcam foi dada nessa quarta-feira (18) pelo deputado federal Rubens Bueno. No site oficial do parlamentar foi postada uma notícia dando conta de que José Eduardo Castelo Branco, o presidente da Valec, Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, garantiu em audiência com o deputado que o traçado do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul passará por Campo Mourão. A Valec é a empresa do governo vinculada ao Ministério dos Transportes e responsável pela construção de ferrovias no país.

 

As palavras do presidente da empresa que colocaram fim às especulações de que a rota seria feita por outros municípios paranaenses, foi muito comemorada por todos os prefeitos da região, especialmente pelo presidente da Comcam e prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, que vendo a necessidade da região ter trecho de ferrovia enviou no final do ano passado alguns ofícios aos responsáveis pelo projeto da ferrovia, pedindo a inclusão da Comcam na rota da Ferrovia Norte Sul.

 

Entre os ofícios assinados pelo presidente da Comcam está o de nº 045/2011, do dia 16 de novembro de 2011, que foi enviado ao Governador do Paraná, Beto Richa. Nesse ofício, Fábio D’Alécio enfatizou que tendo conhecimento da preocupação do governador para com a infraestrutura do Estado - fato justificado com a criação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística – solicitou, como representante da Comcam, que fosse analisado a possibilidade de incluir a região no planejamento da referida secretaria, especificamente no que se refere ao transporte ferroviário. Ao saber da notícia, o prefeito postou em seu perfil no facebook: “Vitória da Comcam”.

 

Nos próximos dias será lançado o Edital para a realização do estudo da viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVETEA) para a construção do trecho Panorama (SP), Campo Mourão, Laranjeiras do Sul, Pato Branco, Chapecó (SC) e Rio Grande (RS), uma extensão de1.600 quilômetros.

 

ESSA É A MELHOR ROTA

José Eduardo Castelo Branco, disse que o traçado por Campo Mourão é o mais adequado porque está mais perto da Argentina, fator que interessa à integração logística do Mercosul. Já o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão, Marcelo Chiroli, disse que, além disso, a rota pela região beneficia a economia local. “A ferrovia integra o Paraná, o Brasil e o Mercosul dando à Comcam mais competitividade e dinamismo a sua produção. Com isso os custos de transporte diminuirão significativamente ganhando os produtores e também o comércio e a indústria da região", diz Marcelo Chiroli.

 

O deputado Rubens Bueno cita que é urgente que o escoamento da safra seja ampliado através deste modal. “Além disso, os produtores da região ganharão competitividade por causa da simplificação e barateamento logísticos. Enfim, todo o Paraná acabará ganhando", afirmou.

Fonte: Robson Alexandre - 20 de abril - 08:28

Data de Publicação: 20/04/2012

A inclusão da região na rota da ferrovia dará mais competitividade e dinamismo a sua produção Crédito: Divulgação
Legenda: A inclus?o da regi?o na rota da ferrovia dar? mais competitividade e dinamismo a sua produ??o

 Galeria de Fotos

 Veja Também