X

Saude

Secretária de Saúde de Ubiratã participou da Expoepi 2012


Ouvir matéria

A 12ª Expoepi (Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças) aconteceu em Brasília – DF, no período de 16 a 19 de outubro de 2012. O objetivo desta mostra é difundir temas importantes para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e premiar, por meio de sua Mostra Competitiva, os profissionais e os serviços de saúde do país que se destacaram no desenvolvimento de ações de vigilância em saúde relevantes para a Saúde Pública.

 

A Secretária de Saúde de Ubiratã Cristiane Pantaleão viajou como representante do COSEMS (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde). Os principais assuntos abordados foram a diminuição da violência no trânsito, melhorar a qualidade de vida de hipertensos e diabéticos, diminuir os índices de doenças sexualmente transmissíveis, cuidados com a tuberculose, hanseníase, H1N1 e dengue, melhorar o atendimento a gestantes e crianças durante o pré-natal até o parto, saúde do trabalhador, entre outros.

 

“Eventos assim fornecem base para a formulação de programas e desenvolvimento de ações para conhecer os principais problemas em diferentes locais e desenvolver soluções de acordo com o que for encontrado e assim  melhorar a qualidade de vida da população”, avaliou Cristiane.

 

A secretária frisou ainda que as parcerias com outras secretarias, com clubes de serviços, cooperativas, escolas, comércio, associação de moradores e a sociedade civil em geral são muito importantes para os bons resultados. “Para que as pessoas vivam melhor e adoeçam menos é importante que cada setor da sociedade faça sua parte com exercícios físicos, alimentação saudável, lazer, não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, não se automedicar, entre muitos outros cuidados e ações que já são realizadas em Ubiratã, mas que devem ser ampliadas”, reforçou.

 

Equipamentos da Unidade de Saúde da Família

 

Na segunda-feira (15), a secretária foi até Curitiba e cobrou da Secretária de Saúde do Estado Márcia Huçulak os equipamentos para o funcionamento da Unidade de Atenção Primária à Saúde da Família de Ubiratã. Os equipamentos são uma doação do estado e portanto não poderiam ser entregues durante o período eleitoral. De acordo com Cristiane Pantaleão, os equipamentos começam a chegar ainda este mês.

 

Nesta clínica funcionará um núcleo de atenção às família com psicólogos, fonoaudiólogo, pediatra, obstetra, nutricionista, dentistas e outros profissionais que apoiarão as equipes de saúde da família. “Muitos problemas de saúde não são resolvidos apenas com medicamentos, em alguns casos exercícios físicos, boa alimentação e terapia, por exemplo, são o melhor remédio”, disse a secretária.

 

“Esta unidade receberá os pacientes encaminhados pelos postos de saúde cada bairro da cidade e também nesta unidade funcionará a Clínica do Bebê e atendimento a gestantes e crianças”, finalizou Cristiane.

Fonte: Gilmar Gomes - 24 outubro - 10:07

Data de Publicação: 24/10/2012

Evento contou com a participação do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha Crédito: Internet
Legenda: Evento contou com a participação do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha

 Galeria de Fotos

 Veja Também