X

Parcerias que salvam vidas

CAPS I realizou capacitação para emergência psiquiátrica na sede dos bombeiros


Ouvir matéria

Várias ocorrências são de responsabilidade dos bombeiros e, muitas vezes, é necessário mais um pouco de conhecimento para realizar o seu trabalho. Nesta terça-feira (12) foi realizada, na sede dos bombeiros de Ubiratã, uma capacitação para atendimento de emergência psiquiátrica, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS I). Quem ministrou a capacitação foi a enfermeira Márcia Makiyama, especialista em urgência, emergência e saúde mental.

 

O objetivo principal da palestra foi o de sensibilizar os profissionais com relação ao transtorno mental — inclusive causado por álcool e outras drogas —, viabilizar parcerias entre os serviços do CAPS I e dos bombeiros, trocando informações e repassando os conhecimentos sobre o manejo de abordagem e em situações que envolvam surtos psicóticos. As causas de emergências psiquiátricas envolvem principalmente pacientes com quadro de intoxicação por substancias psicoativas, doenças psiquiátricas, tentativas de suicídio e alucinações.

 

A enfermeira ressaltou a necessidade das parcerias. “É um trabalho em rede que abrange a saúde, a família, a segurança pública, a assistência social, os bombeiros, educação, famílias, igreja, enfim toda a comunidade para que o conhecimento seja compartilhado e ajude em várias situações de emergências psiquiátricas”, enfatizou Márcia Makiyama, que elogiou o bom trabalho que os bombeiros tem prestado ao município.

Fonte: Gilmar Gomes - 17 de dezembro de 2012 - 13:40

Data de Publicação: 17/12/2012

A enfermeira Márcia Makiyama falou sobre os procedimentos quanto a pacientes psiquiátricos Crédito: Gilmar Gomes
Legenda: A enfermeira M?rcia Makiyama falou sobre os procedimentos quanto a pacientes psiqui?tricos

 Galeria de Fotos

 Veja Também