X

Viagem

Novos recursos conseguidos em viagem do prefeito ? Curitiba


Ouvir matéria

Nesta segunda-feira (25) foi realizada, em Curitiba, a primeira reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB-PR), e o prefeito Haroldo Fernandes Duarte, acompanhado da secretária municipal de Saúde de Ubiratã, Cristiane Pantaleão, participou do evento. O evento reuniu mais de 400 gestores estaduais e municipais em Curitiba e foi aberto pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, e pelo presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Antonio Carlos Nardi.

 

Neste evento foi aprovada, para o município de Ubiratã, a Rede Mãe Paranaense que é um programa estadual que visa uma melhor atenção à gestante, tanto em seu pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde, como no momento do Parto no Hospital. Ao todo, 137 hospitais e maternidades do Estado solicitaram adesão à rede, sendo que somente 66 estão aptos a assinar os contratos para receber recursos estaduais e, entre estes, o Hospital e Maternidade Santa Casa de Ubiratã. O objetivo é qualificar o hospital como uma unidade de referência para gestação de risco habitual, ou seja, para gestantes de baixo risco no município e região e daqui um ano ser referência no risco intermediário também.

 

O município de Ubiratã através de sua Secretaria Municipal de Saúde luta a dois anos para receber esta certificação e participar da Rede Mãe Paranaense, por isso a alegria com a aprovação do Hospital para receber o incentivo de qualificação ao Parto.

 

A Aprovação não seria possível sem o trabalho em parceria da Secretaria de Saúde e de toda a Equipe do Hospital e Maternidade Santa Casa de Ubiratã que vem se empenhando para que Sistema Único de Saúde (SUS) seja reconhecido como um sistema de qualidade, gratuito por direito e que visa uma atenção humanizada à gestante e ao recém-nascido. “Temos que agradecer, em especial, a toda a comunidade, a igreja e à diretoria da Santa Casa, por mais esta conquista para nossa cidade”, disse Cristiane Pantaleão.

 

Para o prefeito Haroldo Fernandes Duarte, esta conquista aumenta ainda mais o destaque do município na área da saúde. “Ubiratã caminha para o futuro a passos largos, e com esta conquista, se consolida ainda mais como referência regional na área da saúde, e com destaque para o tratamento às gestantes”, completou o chefe do executivo.

 

VigiaSUS

 

Ainda na segunda-feira (25), o governador Beto Richa lançou o VigiaSUS, um programa de qualificação da vigilância em saúde no Paraná, que destinará recursos para reforçar as ações nos 399 municípios do estado. A secretaria estadual de Saúde aplicará R$ 47 milhões no programa. “É o maior valor já aplicado na área na história do Paraná”, disse o governador.

 

O VigiaSUS atenderá todos os municípios paranaenses, com no mínimo R$ 60 mil. O secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, explica que foram definidos critérios técnicos para estipular o valor de investimento, como número de habitantes, índices econômicos e situação epidêmica. “A vigilância deve ser desenvolvida e fortalecida pelo governo estadual. Aqui no Paraná, em uma ação pioneira no Brasil, estamos investindo assim para fortalecer o setor nos municípios”, disse o secretário.

 

Ubiratã irá receber aproximadamente 70 mil reais, que será investido em 1 veículo, para a equipe de combate a dengue, que será utilizado para transportar as maquinas costais para aplicação de veneno contra o mosquito da dengue e para utilização da equipe de vigilância sanitária, também vamos adquirir um microscópio para melhor analisar as larvas do mosquito da dengue, materiais educativos sobre doenças para população, materiais para realização de mutirões de limpeza, pagamento de som de rua, contratação de funcionários temporários para apoio nas ações de combate a dengue entre outros.

Fonte: Gilmar Gomes - 28 de fevereiro de 2013 - 08:10

Data de Publicação: 28/02/2013

 Galeria de Fotos

 Veja Também