X

2 casos em Ubirat?

24 de mar?o ? o Dia Mundial de Combate ? Tuberculose


Ouvir matéria

O cuidado com a saúde em Ubiratã é destaque e referência em toda a região, e cada vez mais a conscientização sobre os riscos de cada doença são divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. Dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e o município conta com profissionais para cuidar, acompanhar e ajudar na cura dos possíveis casos existentes.

 

Dois casos de tuberculose são acompanhados pela equipe de saúde, um caso de tuberculose pulmonar e um de tuberculose óssea. O alerta da Secretaria de Saúde é para que você, ou alguém em sua família, que apresente um ou mais sintomas da tuberculose procure um médico nos PSFs de seu bairro ou no Posto de Saúde Central. É uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

 

Alguns dos principais sintomas da tuberculose são: tosse por mais de 3 semanas, cansaço excessivo, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado e rouquidão. A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. O donete expele ao alar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contem o agente infeccioso e podem ser aspirados por outro indivíduo. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.

 

A baciloscopia direta do escarro é o método principal no diagnóstico e para o controle de tratamento da tuberculose pulmonar por permitir a descoberta das fontes de infecção, ou seja, os casos bacilíferos. Trata-se de um método simples, rápido, de baixo custo e seguro para elucidação diagnóstica da tuberculose, uma vez que permite a confirmação da presença do bacilo. A radiografia de tórax é outro método diagnóstico de grande importância na investigação da tuberculose.

 

Tratamento

 

O tratamento da tuberculose pulmonar é feito durante 06 meses. Tem tratamento e cura, mas pode ser prevenido ao vacinar os recém nascidos com BCG, salvo crianças HIV positivas, e ao examinar as pessoas que convivem com o doente e os que tem sintomas respiratórios, nas unidades de saúde, clinicas ou hospitais.

Fonte: Gilmar Gomes - 11 de março de 2013 - 09:56

Data de Publicação: 11/03/2013

 Galeria de Fotos

 Veja Também