X

Vigil?ncia Sanit?ria

A partir do dia 1? de maio, produtos de origem animal, n?o inspecionados, ser?o recolhidos


Ouvir matéria

A responsável pela Vigilância Sanitária, Laudelina Batista Neves e a responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal SIM/POA e médica veterinária, Carolina Jock Granado Zem, concederam entrevista falando um pouco mais sobre este trabalho em Ubiratã. Lembrando que, a partir do dia 1º de maio de 2013, todos os produtos de origem animal, vendidos nos supermercados, mercearias ou açougues de Ubiratã, que não tenham a inspeção do SIM, SIP ou SIF, serão recolhidos pelo serviço de inspeção municipal.

 

O que é o serviço de inspeção municipal de produtos de origem animal - SIM/POA?

O SIM/POA realiza o registro dos estabelecimentos, o acompanhamento, o controle e a fiscalização de todas as etapas da produção do alimento, levando em conta os aspectos higiênicos, sanitários e tecnológicos dos produtos de origem animal, e entrega o alvará de registro desses estabelecimentos, garantindo a eles e a toda a população a certeza de que estão consumindo um produto de alta qualidade e higiene na fabricação.

 

Qual a função da vigilância sanitária em Ubiratã?

Promover ações capazes de prevenir, diminuir ou eliminar riscos a saúde da população. Conscientizar, instruir, fiscalizar e regularizar o comércio de produtos alimentícios.

E além dos produtos alimentícios, outros produtos ou atividades estão sujeitos à inspeção e ao licenciamento perante a vigilância sanitária, como serviços na área de saúde, higiene, saneamento básico, controle e análises da água. A vigilância sanitária tem como prioridade a saúde da população ubiratanense, zelando sempre pelo seu bem estar.

 

Por que precisamos do serviço de inspeção municipal e da vigilância sanitária nos estabelecimentos comerciais?

Esse tipo de serviço é essencial para o município, pois busca uma melhor qualidade dos produtos oferecidos à população desde sua fabricação até o consumidor final.

 

Essa fiscalização é só municipal ou o município é também fiscalizado por outros órgãos de fiscalização?

A fiscalização do serviço de inspeção municipal de produtos de origem animal é só municipal, porém recentemente recebemos um ofício circular do Serviço Público Federal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná, solicitando uma listagem dos estabelecimentos que possuem o registro de inspeção municipal - SIM/POA, regularizado dentro do município de Ubiratã. Diante disto, as fiscalizações e exigências do serviço de inspeção municipal e da vigilância sanitária dentro do município de Ubiratã vão se intensificar gradativamente, para que possamos concluir as licenças, alvarás e os registros necessários. Com isso, quem tem a ganhar é a população e o consumidor em geral.

 

Onde podemos procurar o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal- SIM/POA? E quais os estabelecimentos comerciais que devem se regularizar perante esse órgão?

O serviço de inspeção municipal - SIM/POA está localizado junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na rua Ernesto Novais de Souza, 1032, telefone 3543-5918. E todos os estabelecimentos ou pessoas que manipulam, comercializam ou embalam qualquer produto de origem animal como carnes, embutidos, queijo, mel e ovos, ou seja, supermercados, açougues, mercearias e aquele produtor que vende direto ao consumidor.

Fonte: Gilmar Gomes - Assessoria de Comunicação

Data de Publicação: 19/04/2013

 Galeria de Fotos

 Veja Também