X

Abatedouro

Unitá inaugurada!


Ouvir matéria

Aconteceu nesta quinta-feira (6), a tão aguardada inauguração da Unitá, frigorífico e abatedouro de frangos, que irá criar uma média de 15 mil empregos diretos e indiretos na região. Implantado pelas cooperativas Copacol e Coagru, com investimento de R$ 135 milhões o empreendimento tem incentivos do programa Paraná Competitivo, do governo estadual. “Hoje, o Interior é responsável por quase 70% de todos os empregos criados no Estado e a abertura desse frigorífico confirma o propósito do nosso governo de apoiar a instalação de novas empresas em todas as regiões do Paraná”, disse o governador, na solenidade, com a presença do prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes Duarte - Baco, e do presidente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski.

 

A Unitá entra em operação na próxima segunda-feira, já com 800 trabalhadores selecionados. O número de empregos diretos chegará a 3.800 com a conclusão das próximas etapas do empreendimento. No total, somando os empregos indiretos, serão criados 14.800 postos de trabalho na região.

 

O governador enfatizou que o Paraná é o maior produtor de frangos do Brasil e o que o setor cooperativista do Estado tem participação fundamental nesse desempenho. O governador entregou ao presidente da Copacol, Valter Pitol, a licença de operação concedida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) ao abatedouro.

 

Com aproximadamente 20 mil metros quadrados de área construída, o frigorífico terá capacidade inicial de abate de 80 mil aves/dia, até chegar à sua capacidade máxima, que é de 180 mil aves/dia, em 2014. O faturamento deve chegar a R$ 230 milhões.

 

De acordo com o presidente da Copacol e Unitá, Valter Pitol, as cooperativas que criaram o empreendimento possuem sete mil produtores associados e a grande vantagem, de acordo com os dirigentes, é que os próprios associados serão os fornecedores dos insumos para a ração produzida. “Essa nova unidade industrial é um exemplo para o cooperativismo brasileiro em geração de renda e oportunidades para os produtores. Um grande complexo, que gera empregos e riquezas para a região com o pagamento de impostos”, disse Pitol.

 

Segundo o presidente da Coagru, Áureo Zamprônio, a avicultura vai garantir segurança a mais aos produtores integrados das cooperativas. “A diversificação é fundamental para garantir renda e o crescimento dos associados e da cooperativa”, afirmou.

 

O prefeito Haroldo Fernandes Duarte - Baco ressaltou a importância do novo empreendimento para alavancar avanços econômicos e sociais. “Um investimento grande que gera muito empregos para nosso povo é, sem dúvida, uma prioridade do nosso município”, avaliou Baco, que ainda relembrou o saudoso ex-prefeito Valdir D’Alécio. “Este empreendimento foi possível, também, graças ao esforço e a vontade dele, isto aqui é uma realização de um sonho de nosso saudoso ex-prefeito Valdir D’Alécio”, concluiu.

 

Participaram da inauguração do Frigorífico Unitá o deputado federal Rubens Bueno e os deputados estaduais Alexandre Curi, Leonardo Paranhos, Nereu Moura e Douglas Fabrício.

 

Fonte: Gilmar Gomes - Assessoria de Imprensa

Data de Publicação: 06/06/2013

Unitá inaugurada! Crédito: Foto: Gilmar Gomes
Legenda:

 Galeria de Fotos

 Veja Também