X

Educa??o e Desenvolvimento Econ?mico

Prefeito Baco assinou contratos com pequenos produtores para merenda escolar


Ouvir matéria

Foram assinados, na sexta-feira (28), na Secretaria de Educação e Cultura, os contratos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Este programa visa destinar no mínimo 30% dos recursos com alimentação escolar para os pequenos agricultores locais. Em Ubiratã já são destinados 40% dos recursos e a meta é chegar a 50% ainda este ano. “Nada impede que cheguemos 100% dos produtos para a alimentação escolar sendo adquiridos dos produtores locais, e esta também é uma de nossas metas para os próximos anos”, ressaltou a secretária da pasta, Inês bento.

 

Ainda de acordo com a secretária, o aumento das parcerias foi grande de 2012 para 2013. “Até ano passado contávamos com a participação de oito produtores dos quais adquiríamos 7 produtos diferentes, este ano contamos com 15 produtores e destes nós adquirimos 20 produtos diferentes”, disse Inês. Os recursos para a compra dos produtos vêm do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. “Com estes contratos, com os agricultores familiares, nós conseguimos uma alimentação de qualidade para os alunos das escolas municipais, e ainda reforçamos o desenvolvimento econômico”, destacou a secretária.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Magron, reforçou a importância deste programa junto aos produtores. “Para chegarmos a tabela de preços dos produtos que adquirimos, realizamos uma pesquisa para que seja pago um preço que valorize o trabalho do pequeno produtor”, afirmou Magron que também reforçou que a qualidade dos produtos, adquiridos e bom preço pago pelo município, faz com que este parceria se mantenha forte em Ubiratã. “A visão da atual gestão é de que o fortalecimento da agricultura familiar também fortalece a economia como um todo”, disse.

 

Magron também destacou o planejamento de criar no município um “mini Ceasa”. “Se conseguirmos realizar este sonho, centralizaremos a produção, facilitando a comercialização dos produtos para Ubiratã e para a região”, antecipou o secretário, que também disponibilizou o agrônomo e o técnico agrícola da secretaria de Desenvolvimento Econômico para ajudar os pequenos produtores a alcançarem, junto da administração municipal, este objetivo em comum.

 

O prefeito Haroldo Fernandes Duarte – Baco confirmou a meta de crescimento desta parceria. “Desde o início do meu mandato, conversei com os secretários para que a agricultura familiar fosse fortalecida, este respaldo ao pequeno produtor deve partir do município e assim está sendo”, disse Baco. O prefeito ainda demonstrou a vontade da administração municipal Ubiratã Caminhando para o Futuro de aumentar a quantidade de agricultores integrando este programa. “A ideia do ‘mini Ceasa’ é importantíssima para manter a renda das famílias mesmo no período de férias escolares, para distribuir o excedente e incrementar esta parceria”, finalizou o prefeito Baco.

 

O programa que apoia a agricultura familiar na merenda escolar no município é coordenado pela Secretaria de Educação e apoiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pela Emater.

Fonte: Gilmar Gomes - Assessoria de Imprensa

Data de Publicação: 01/07/2013

Secretário de Desenvolvimento Econômico ressaltou o fortalecimento da economia com estes contratos Crédito: Foto: Gilmar Gomes
Legenda: Secret?rio de Desenvolvimento Econ?mico ressaltou o fortalecimento da economia com estes contratos

 Galeria de Fotos

 Veja Também