X

SA?DE

SAMU entra em funcionamento em Ubirat?, integrando o munic?pio ao maior cons?rcio existente no Pa?s


Ouvir matéria

Foi inaugurada no último dia 22, em Umuarama, a Base Central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A central coordenará o atendimento dos socorristas em 85 municípios paranaenses, que integram o CIUENP, maior consórcio intermunicipal de saúde existente no Brasil, abrangendo 1.007.000 habitantes. A inauguração, na central, foi acompanhada pelo vice-prefeito de Ubiratã, Sebastião Osmar Beraldo e pela secretária municipal de Saúde, Cristiane Martins Pantaleão.

 

O município de Ubiratã integra esse consórcio, com uma base descentralizada que funciona no mesmo prédio do Ponto de Atendimento do Bombeiro Comunitário, na Avenida João Pipino. Na base ubiratanense, que funciona 24 horas por dia, atuarão 12 funcionários especialmente treinados para atender com rapidez e eficácia as vítimas. Além disso, a base tem a disposição dos socorristas uma ambulância que funciona como UTI móvel.

 

Na manhã dessa terça-feira (26), os vereadores João dos Santos Laurindo, Harri Tholken, Solange Bordin Zen, Nizete Aparecido da Silva, Eduardo Ferreira, Silvio de Pádua e Luiz Cunha estiveram juntamente com os secretários Cristiane Pantaleão (Saúde), Rodrigo D’Alécio (Serviços Urbanos e Pavimentação) e Osmar Pires da Silva (Gabinete), acompanhando o prefeito Haroldo Fernandes Duarte em uma visita a base do SAMU ubiratanense.

 

Na oportunidade, todos ouviram da secretária de saúde como funcionará o atendimento dos socorristas do SAMU, enaltecendo que eles atuarão apenas em casos onde exista risco de vida às vítimas. “Os bombeiros continuarão prestando socorro da mesma forma que vinham até então, ou seja, aconteceu um acidente, por exemplo, será acionado o bombeiro que deve prestar o primeiro atendimento”, explica Pantaleão. Ao finalizar, Cristiane, diz que a coordenação dos socorristas, bem como a definição de para onde devem levar as vítimas é feita pela base de Umuarama.

 

O prefeito Baco falou sobre a importância de Ubiratã fazer parte desse consórcio. “Sabemos que graças ao atendimento do SAMU, as chances de sobrevivência aumentam consideravelmente nos casos de acidentes graves”, destacou Haroldo, enfatizando que Ubiratã ter uma base de atendimento credencia o município ainda mais como micropólo regional. “Passamos a ser referência nesse tipo de atendimento, pois os socorristas que aqui atuam vão prestar atendimento também para os municípios circunvizinhos”, pontua o administrador ubiratanense.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 26/11/2013

Aos presentes foi informado que cabe a base central do SAMU, em Umuarama, a coordenação dos socorristas que atuam em Ubiratã Crédito: Robson Alexandre
Legenda: Aos presentes foi informado que cabe a base central do SAMU, em Umuarama, a coordena??o dos socorristas que atuam em Ubirat?

 Galeria de Fotos

 Veja Também