X

SA?DE

Vigil?ncia Epidemiol?gica de Ubirat? apresenta relat?rio de 2013


Ouvir matéria

Um dos setores importantes dentro da Secretaria de Saúde é o de Vigilância Epidemiológica, responsável por um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

 

Nessa semana, a responsável pelo setor no município de Ubiratã, Nagile Muhieddine Akkache, divulgou o relatório das atividades referentes ao exercício 2013. “Todos os dados que chegam a nós são processados e a confirmação da veracidade é feita por critério clínico epidemiológico ou laboratorial”, explica Nagile, enaltecendo que por algum tempo prevaleceu a ideia de que a epidemiologia restringia-se ao estudo de epidemias de doenças transmissíveis. “Hoje, é reconhecido que a epidemiologia, enquanto ciência trata de qualquer evento relacionado à saúde da população”, pontuou a responsável pela vigilância epidemiológica.

 

A secretária de Saúde, Cristiane Martins Pantaleão, ressalta a importância desse trabalho para que o município possa acompanhar de perto e prestar toda assistência necessária às pessoas acometidas pelos agravos ou doenças detectadas pela epidemiologia municipal. “Assim como todos os outros setores existentes dentro da nossa secretaria, o contato com a equipe de epidemiologia pode ser feito através do fone 3543-4141”, destaca Pantaleão.

 

NÚMEROS

Nos números apresentados destaque para as 11 pessoas que se acidentaram por animais peçonhentos e 133 atendimentos antirábico. A dengue também foi destaque, com 490 notificações; desses 238 foram confirmados e um infelizmente foi a óbito.

 

Dez cidadãos tiveram hepatites virais confirmadas e outros quatro munícipes tiveram resultado positivo para o teste de HIV. Cinco pessoas sofreram violência doméstica ou sexual. Os dados completos encontram-se na tabela em destaque.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 17/01/2014

 Galeria de Fotos

 Veja Também