X

UBIRAT? EM DESTAQUE

Programa Campo F?cil j? tem avan?os em Ubirat?


Ouvir matéria

Representantes do Crea-PR estiveram em Ubiratã reunidos com vice-prefeito, Sebastião Osmar Beraldo, com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Hideraldo Magron, com o engenheiro agrônomo responsável pelo programa no município, Clayton Correia de Almeida e com o técnico agrícola, Rafael da Silva e avaliaram positivamente os avanços do Programa Campo Fácil um ano após assinatura da parceria tripartite entre CREA-PR, Prefeitura de Ubiratã e Aeavp (Associação dos Engenheiros Agrônomos Vale do Piquiri).

 

O programa Campo Fácil é um braço rural do Casa Fácil, reconhecido pela Organização das Nações Unidas dentro da modalidade de Melhores Práticas. Em Ubiratã os resultados obtidos com o programa são considerados expressivos. Grande parte dos resultados é atribuída a partir da cessão de um veículo ao Campo Fácil pelo Crea-PR para garantir agilidade na assistência técnica oferecida aos produtores do município. Esse repasse ocorreu em setembro do ano passado, na presença do presidente do Crea-PR, Joel Krüger e de autoridades do município, que fez a entrega das chaves do veículo Palio 2005 aos representantes da Prefeitura de Ubiratã.


O programa Campo Fácil integra o EBDM (Estudo Básico de Desenvolvimento Municipal) da Aeavp. Para o presidente do Crea-PR, Joel Krüger, a parceria gera bons resultados no campo. “Já não se trata mais de um projeto, mas sim de uma realidade capaz de promover avanços significativos no meio rural”, entende Joel. Ele destacou também o papel desempenhado pela associação. “É a partir das entidades de classes que conseguimos avançar nas questões relacionadas às profissões”, disse.


O secretário de Desenvolvimento Econômico de Ubiratã, Antonio Hideraldo Magron, considera a presença do programa Campo Fácil como um divisor de águas na agricultura do município. “Antes do programa, Ubiratã utilizava apenas 28% do total de recursos disponibilizados. Hoje, esse índice chega a 70% do total. São 67 produtores beneficiados dentro do programa de Compra Direta, que fornece alimentação de qualidade nas escolas a alunos e à população carente, via entidades assistenciais”, destaca o secretário. O gerente regional do Crea em Cascavel, Geraldo Canci, vê o programa como um aliado na diversificação das propriedades.

 

Já para o vice-prefeito de Ubiratã Sebastião Osmar Beraldo, o Campo Fácil é uma ferramenta eficiente e importante para garantir assistência ao pequeno agricultor. “E, além disso, tem uma função social importantíssima ao combater o êxodo rural”.


O encontro na prefeitura de Ubiratã serviu para pontuar questões pertinentes ao programa e fazer uma avaliação dos resultados. O número de produtores beneficiados pelo Campo Fácil aumenta na mesma proporção dos índices de produtividade e conquistas no campo. Alguns dos segmentos contemplados pelo Campo Fácil são a plasticultura, por meio da produção de tomates em estufas e a construção de abatedouros de aves semi-caipiras.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 17/02/2014

Vice-prefeito Beraldo recebeu no gabinete o representante do Crea-PR Crédito: Valdir Silva
Legenda: Vice-prefeito Beraldo recebeu no gabinete o representante do Crea-PR

 Galeria de Fotos

 Veja Também