X

ECONOMIA

Fam?lias de Ubirat? receberam Sistemas de Aquecimento Solar


Ouvir matéria

Uma parceria entre a Administração Municipal Caminhando para o Futuro, Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) resultou em benefício financeiro para 46 famílias ubiratanenses; são 21 delas do Distrito de Yolanda e 25 da zona urbana.

 

Trata-se da instalação e operação de Sistemas de Aquecimento Solar, que conta com uma placa solar e um reservatório de 200 litros para acumular a água a ser esquentada, além de um chuveiro de 3.000 W.

 

A medida reduz consideravelmente o consumo de energia elétrica e consequentemente faz com que essas famílias tenham melhoria na renda familiar, uma vez que pagarão bem menos para a companhia de eletricidade.

 

Para os ubiratanenses beneficiados essa é uma grande novidade que satisfaz imensamente. “O pessoal veio aqui, fez a instalação e nos deu toda a assistência necessária. O aquecedor solar foi instalado no chuveiro e a água fica quentinha. Muito bom mesmo, sem falar na economia de energia e também no valor da conta. Estou muito satisfeita com esse beneficio que recebi”, diz Maria Aparecida Pereira da Silva, moradora da Rua Bahia, no Distrito de Yolanda.

 

Já para o morador do Conjunto Alzira Rezende, Francisco Gomes Lourenço, a surpresa foi grande quando recebeu a conta de energia elétrica. “Faz 2 meses que foi instalado esse aquecedor solar. A conta veio zerada. Não paguei nada. Teve uma época que eu cheguei a pagar R$ 100,00. A água do chuveiro e o banho fica até mais gostoso. Aprovadissimo!”, diz Francisco.

 

Para Laíde Hasppor, residente na Rua Doutor Evaldo Novais Burguer, também no Conjunto Alzira Rezende, a economia que faz com a energia ajuda em outras despesas da casa. “Com esse aquecedor solar não estou pagando nenhum centavo de energia. Com o dinheiro que pagava a conta de luz eu compro outras coisas para a casa. Está aprovado esse equipamento: a água esquenta até de mais”.

 

Alison Araújo do Nascimento, residente em Yolanda, diz que entre a instalação dos equipamentos e a leitura do seu relógio de energia se passaram 15 dias. “Assim que peguei a fatura já percebi a diferença, pois diminuiu uns 10 kilowatts. Acredito que esse mês vai diminuir mais ainda. Eu estou muito satisfeito com esse aquecedor solar”.

 

 

O VALOR DE TODO TRABALHO ESTÁ NA SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO

 

O prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes Duarte, disse que mais importante do que a edificação das obras e inaugurações é sem sombra de dúvidas, a satisfação do cidadão para com aquilo que o poder público lhe proporciona. “Ver essas famílias utilizando esses equipamentos com alegria e dando os seus depoimentos sinceros é que nos fazem acreditar que estamos trabalhando no caminho certo. Apesar das dificuldades que enfrentamos buscamos sempre fazer ao nosso cidadão aquilo que está realmente de acordo com as necessidades de cada um”, ressalta o administrador ubiratanense.

 

O prefeito disse ainda que toda equipe administrativa está imbuída em fazer com que mais famílias de Ubiratã sejam beneficiadas por esse equipamento.

 

Ao finalizar Baco agradece a sólida e importante parceria com a Cohapar e Copel, que ao longo desses 15 meses de mandato tem sido fundamentais para que Ubiratã continue caminhado rumo ao futuro.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 09/04/2014

Laíde Hasppor: “Com o dinheiro que pagava a conta de luz eu compro outras coisas para a casa” Crédito: Valdir Silva
Legenda: La?de Hasppor: ?Com o dinheiro que pagava a conta de luz eu compro outras coisas para a casa?

 Galeria de Fotos

 Veja Também