X

REPERCUSS?O POSITIVA

Programa Campo F?cil desenvolvido em Ubirat? ? destaque na Revista CREA-PR


Ouvir matéria

O Programa Campo Fácil, parceria consolidada entre a Administração Caminhando para o Futuro, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Divisão de Agricultura e Pecuária), CREA-PR e Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Piquiri foi tema de uma completa reportagem publicada na edição número 82, março e abril de 2014, páginas 30 e 31, da Revista CREA-PR.

 

Na reportagem, intitulada ‘Campo Fácil inibe o êxodo e impulsiona a agricultura’, assinada pelo jornalista Vandré Dubiela, é citado que o Programa Campo Fácil é responsável por uma gama de resultados positivos em Ubiratã e que através de uma metodologia simples, visa principalmente combater o êxodo rural e manter os jovens no campo.

 

Outro destaque importante é quanto ao aumento do percentual da comercialização de produtos do campo para a merenda escolar. ”Antes do Programa, 30% da merenda escolar servida era extraída do campo. Depois da efetivação do Campo Fácil, esse índice saltou para 70%”, relata o jornalista.

 

Ainda de acordo com a matéria publicada na revista, um veículo Fiat Palio 2005, repassado para a prefeitura de Ubiratã, que é utilizado pela Divisão de Agricultura e Pecuária, contribuiu para que os expressivos resultados do programa fossem obtidos. A reportagem cita também que através do Programa Campo Fácil houve um aumento na quantidade de moradias rurais, passando de 11 antes do programa para 67, além de 16 reformas.

 

Com o subtítulo ‘Um novo alento ao campo’, a reportagem da Revista CREA-PR destaca ainda que através do Programa Campo Fácil é desenvolvido em Ubiratã a plasticultura, por meio da produção de tomates em estufas, onde cita os bons resultados obtidos pelo produtor Donizete da Silva e família, que tem propriedade localizada no Distrito de Yolanda. “A variedade mais comum chega a 180 caixas por estufa, cada uma pesando 23 quilos, gerando uma renda de até R$ 40 cada”, cita a revista.

 

Outro destaque do Programa Campo Fácil desenvolvido em Ubiratã, publicado na reportagem da Revista do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná é quanto à construção de abatedouros de aves semi-caipiras, onde cita o produtor rural e artesão, Elpídio Dalla Corte e seu filho João Marcos, que tem um sitio de 5 alqueires na Comunidade Três Placas. “O aviário abriga mil aves e o abatedouro tem 32 m². Inicialmente, a estimativa de renda mensal é de R$ 7 a 8 mil”, destaca a revista.

 

TRABALHANDO PELA VALORIZAÇÃO DO HOMEM DO CAMPO

O secretario de Desenvolvimento Econômico de Ubiratã, Antonio Hideraldo Magron, relata a satisfação do reconhecimento pelo trabalho realizado e pelos resultados obtidos através do Programa Campo Fácil.  “Essa matéria publicada na Revista CREA-PR mostra que o trabalho está sendo bem executado por nossos profissionais. Parabenizo pelos resultados, o engenheiro agrônomo Clayton Corrêa de Almeida, o técnico agrícola Rafael Sharston da Silva e a veterinária Carolina Jock Granado Zem, da Divisão de Agricultura e Pecuária da nossa secretaria. O desenvolvimento de uma comunidade como Ubiratã requer um olhar especial para quem produz os nossos alimentos, os produtores da agricultura familiar”, comenta Magron.

 

Para o prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes Duarte, que também é engenheiro agrônomo, acreditar na agricultura familiar e investir nos pequenos produtores é o melhor meio de evitar o êxodo rural. “Aqui em Ubiratã valorizamos o homem, a mulher e o jovem do campo e queremos que eles permaneçam no campo, produzindo e tendo uma melhor qualidade de vida. E os índices alcançados através do Programa Campo Fácil demonstram que estamos no caminho certo, é uma parceria que deu certo”, destacou Baco.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 03/06/2014

A reportagem que engrandece o trabalho realizado em Ubiratã foi publicada na edição número 82 da Revista CREA-PR Crédito: Divulga??o
Legenda: A reportagem que engrandece o trabalho realizado em Ubirat? foi publicada na edi??o n?mero 82 da Revista CREA-PR

 Galeria de Fotos

 Veja Também