X

CULTURA

Ubiratanenses podem aprender a tocar viola caipira em curso oferecido gratuitamente pelo munic?pio


Ouvir matéria

Os apaixonados por viola caipira agora tem em Ubiratã a oportunidade de aprender a tocar esse tradicional instrumento da música brasileira através de um curso promovido pela administração Caminhando para o Futuro, por meio da Secretaria de Educação e Cultura.

 

As aulas que são realizadas todos os sábados no Centro Cultural, tanto no período da manhã quanto da tarde, são ministradas pelo instrutor Guilherme de Medeiros, contratado pelo município através de licitação realizada no último dia 6 de agosto.

 

Até o presente momento, 25 pessoas se inscreveram e já estão participando do curso. São 4 turmas formadas, onde os alunos aprendem a tocar viola em aulas de 2 horas semanais. O curso tem duração de 1 ano.

 

Ainda há vagas e as inscrições são gratuitas podendo ser efetuadas no Centro Cultural. “A partir dos 10 anos de idade quem tiver interesse pode fazer a inscrição e participar da oficina de viola caipira sem pagar nada”, disse Inês Bento, secretária de Educação e Cultura.

 

“Um dos objetivos do curso é a preservação das nossas raízes e isso é muito benéfico, além de resgatar o universo envolvente desse instrumento que é o símbolo da original música sertaneja tão admirada por todos”, comentou Inês.

 

 

VIOLA CAIPIRA

É um instrumento musical composto por 10 cordas dispostas em 5 pares, sendo considerada um dos símbolos da música popular brasileira. Uma característica que destaca a viola dos demais instrumentos é que o seu ponteio utiliza muito as cordas soltas, o que resulta um som forte e sem distorções, se bem afinada. As notas ficam com timbre ainda mais forte. Músicas entoadas em suas cordas atravessaram décadas e gerações e até hoje estão presentes no nosso dia a dia da cultura brasileira.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 22/08/2014

O curso de viola caipira é totalmente gratuito e as aulas acontecem aos sábados Crédito: Robson Alexandre
Legenda: O curso de viola caipira ? totalmente gratuito e as aulas acontecem aos s?bados

 Galeria de Fotos

 Veja Também