X

CAPS

Centro de Aten??o Psicossocial de Ubirat? realiza trabalho humanizado voltado para a reinser??o social de seus usu?rios


Ouvir matéria

Administrar aos usuários um serviço especializado e de referência com manutenção da saúde mental e apoio aos dependentes químicos é o objetivo principal do CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial), unidade de saúde que atualmente conta com 300 pacientes com transtorno mental, álcool e drogas, cadastrados e acompanhados pelos profissionais ubiratananeses.

 

São psiquiatras, pedagogas, psicóloga, enfermeira, técnica de enfermagem, assistente social, auxiliar administrativo, artesã, serviços gerais, motorista e segurança, a equipe do CAPS que realiza diariamente um trabalho humanizado e voltado para a reinserção social dos usuários. Esses profissionais trabalham a qualidade de vida dos usuários e de seus familiares, diminuindo o estigma e preconceito, promovendo a saúde física e mental, realizando atividades extra-muro, palestras e tratamento de qualidade para dependentes químicos e portadores de doença mental grave e persistente.

 

De acordo com a psicóloga responsável pelo CAPS em Ubiratã, Sabrina Kelly Ludwig, o Centro de Atenção Psicossocial conta com toda uma estrutura para atender a demanda da saúde mental. “Contamos com espaço e estrutura física, equipamentos e materiais novos e principalmente profissionais capacitados para trabalhar na área da saúde mental”, disse.

 

O Centro de Atenção Psicossocial realiza atividades com os grupos operativos de idosos; dos adolescentes; artesanato e geração de renda; pscoeducação; transtorno mental com comorbidades; álcool e outras drogas; reunião de famílias; cuidado aos cuidadores e grupo de acolhimento. Também são realizadas visitas domiciliares, atendimentos individuais, consultas psiquiátricas, reuniões técnicas, ações comemorativas em datas especificas e educação em saúde. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 17/09/2014

Os usuários do CAPS desenvolvem atividades voltadas para geração de renda Crédito: Valdir Silva
Legenda: Os usu?rios do CAPS desenvolvem atividades voltadas para gera??o de renda

 Galeria de Fotos

 Veja Também