X

SA?DE BUCAL

Campanha para preven??o ao c?ncer bucal ser? realizada em Ubirat?


Ouvir matéria

A Organização Mundial de saúde considera o câncer como uma das causas mais comum de morbidade e mortalidade atualmente. Estima-se que cerca de 43% das mortes por câncer são causadas pelo uso do tabaco, consumo de álcool, maus hábitos alimentares, estilos de vida e infecções. Neste contexto, vale ressaltar que o câncer bucal tem como seus principais fatores de risco o uso tabaco e o consumo de bebida alcoólica.

 

Anualmente, surgem pelo menos dez mil novos casos de câncer de boca no Brasil e para prevenir desse tipo de câncer, a Secretaria Municipal de Saúde de Ubiratã vai promover a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal. Do dia 6 ao dia 10 de outubro, das 8:30h às 10:30h e das 13:00h às 15:30h, todos os cidadãos poderão comparecer na unidade básica de saúde mais próxima de sua casa e realizar gratuitamente exames para diagnosticar a doença.

 

 

CÂNCER DE BOCA

 

São tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares. O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca.

 

Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver a doença. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos. A falta do hábito da higienização bucal e a alimentação escassa de vitaminas e minerais, além da exposição excessiva ao sol, também aumenta o risco de a pessoa desenvolver o câncer bucal.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 25/09/2014

A bebida alcoólica em excesso também pode ser a causadora do câncer bucal Crédito: ilustra??o
Legenda: A bebida alco?lica em excesso tamb?m pode ser a causadora do c?ncer bucal

 Galeria de Fotos

 Veja Também