X

CANPAR

Pequenos produtores participam de palestras sobre agricultura familiar


Ouvir matéria

Pequenos produtores rurais lotaram a Câmara de Vereadores de Ubiratã na tarde de quinta-feira, durante um evento da Canpar (Cooperativa do Agronegócio do Noroeste do Paraná). Eles assistiram a uma série de palestras sobre agricultura familiar. A abertura contou com a presença de autoridades locais, entre as quais o presidente da Câmara, João dos Santos Laurindo; e o prefeito Haroldo Fernandes Duarte, o Baco.

 

Para o presidente da Canpar, Orlando Ferreira Campos, as palestras são fundamentais para a entidade, que projeta ampliar sua atuação na região, e para os pequenos produtores, que se familiarizam cada vez mais com temas ligados ao agronegócio. Entre as palestras, destaque para os temas Compra Com Doação Simultânea e Estratégia de Desenvolvimento Regional Sustentável.

 

Fundada em maio de 2012, a Canpar pretende expandir sua atuação. Hoje, a entidade congrega 48 pequenos produtores de Ubiratã, Mamborê, Juranda, Campina da Lagoa e Campo Mourão. “Vamos ampliar o número de associados e atuar em mais municípios da região”, acrescentou Campos, frisando que para o incremento do projeto é necessário ampliar as parcerias com as prefeituras.

 

O carro-chefe da cooperativa é a produção de hortifrutigranjeiros. Boa parte do que é produzido é destinado ao programa de aquisição de alimentos Compra Direta, do Governo Federal, que repassa o estoque para a merenda escolar. A Canpar também vende a produção para mercados dos municípios onde ela atua.

 

E pelo discurso do prefeito de Ubiratã, a Canpar tem vida longa no município. “É função primordial do Poder Público apoiar o pequeno produtor”, afirmou Haroldo Fernandes na abertura do evento de quinta-feira. O chefe do Executivo Municipal acrescentou ainda que o associativismo é o futuro do pequeno produtor.

 

Uma das ferramentas da prefeitura de apoio à produção familiar no município é o Programa Campo Fácil, que ajuda os pequenos produtores rurais com assistência técnica.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 10/11/2014

Para o prefeito Baco, é função da administração municipal apoiar sempre o pequeno produtor rural Crédito: Valdir Silva
Legenda: Para o prefeito Baco, ? fun??o da administra??o municipal apoiar sempre o pequeno produtor rural

 Galeria de Fotos

 Veja Também