X

QUALIDADE

Minist?rio da Sa?de avalia positivamente trabalho desenvolvido pelos profissionais do setor em Ubirat?


Ouvir matéria

O Ministério da Saúde, juntamente com os municípios, com objetivo de melhorar cada vez mais o padrão de qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) criou o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Para isso, os profissionais que fazem parte da equipe de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários de saúde), que cuidam da saúde dos brasileiros, têm suas atividades laborais acompanhadas e avaliadas.

 

Ubiratã recebeu a equipe avaliadora do Ministério da Saúde no final de 2013, porém somente em dezembro de 2014 teve acesso à nota. Além da avaliação dos profissionais, foram analisados também a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão.

 

Além desta avaliação, a Secretaria Municipal de Saúde também realiza quadrimestralmente, com a coordenação da enfermeira Laura Sgarione (coordenadora da atenção Básica), e da cirurgiã dentista Roselaine Lopes da Silva Ribas (coordenadora da saúde bucal), avaliação interna, com relação ao alcance de metas preestabelecidas para as unidades de saúde, e a partir do alcance destas metas, os funcionários são gratificados com um incentivo por mérito pela melhoria da qualidade no atendimento à população.

 

“Tudo isso é feito pensando na qualidade do atendimento à saúde da população, assim como na valorização do servidor público pelo atendimento realizado. Atualmente a avaliação e a gratificação são apenas para os funcionários das Equipes de Saúde da Família, CEO e NASF, porém estamos buscando meios legais, junto ao Ministério da Saúde, para ampliar a todos os funcionários da saúde”, destacou Cristiane Martins Pantaleão, secretária da Saúde.

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil hoje, participam deste programa 30.522 equipes de atenção básica, 19.946 equipes de saúde bucal e 1.813 NASF, distribuídos entre os 5.077 municípios. O processo de certificação das equipes, que determina o volume de recursos a ser transferido aos municípios, é composto por três dimensões: uso de instrumentos auto avaliativos; desempenho em resultados do monitoramento dos 24 indicadores de saúde contratualizados; desempenho nos padrões de qualidade verificados in loco por avaliadores externos.

 

Na primeira lista de certificação, 4.577 equipes de atenção básica obtiveram o desempenho muito acima da média, ou seja, 15% das equipes avaliadas; 9.711 ficaram com desempenho acima da média, ou seja, 32% das equipes; e 14.312 tiveram desempenho mediano ou abaixo da média, ou seja, 47 %. Em Ubiratã todas as equipes da Saúde da Família, Saúde Bucal e a equipe do NASF na Clinica da Família foram avaliadas e certificadas. “Tivemos ótimos resultados na avaliação, muito acima da média nacional, pois 70% das nossas equipes de saúde tiveram nota acima ou muito acima da média”, relatou Cristiane.

 

Quanto à saúde bucal, no Brasil, aproximadamente 40% das equipes tiveram nota acima ou muito acima da média. Já em Ubiratã, todas as equipes, (100%), tiveram nota acima da média. O Centro de Especialidade odontológica também foi avaliado, mas ainda não se tem o resultado.

 

“Este mérito é resultado de um grande trabalho realizado pelas equipes de saúde e pela equipe da prefeitura como um todo. Sabemos que temos o que melhorar, e lutamos sempre por isso, mas é importante ressaltar que temos uma das melhores equipes da saúde de toda a região, e podemos garantir que a maioria acolhe os pacientes com muito carinho, dedicação e compromisso com o que faz, e todos sem exceção, profissionais da saúde, limpeza, administrativo, serviços gerais, são responsáveis por este sucesso, pois apesar desta avaliação acontecer na Equipe de Saúde da Família, sem o apoio e dedicação de todos, este sucesso não seria possível. Incluímos neste mérito todos os setores da prefeitura, que são nossos grandes parceiros na busca para oferecer um serviço de qualidade a toda população”.

 

“Aproveito esta oportunidade para agradecer a dedicação de cada um e dizer da grande alegria que tenho em trabalhar neste município para a população, juntamente com esta excelente equipe. Sei que os desafios são muitos e continuarão a surgir, mas sei também que juntos podemos mais e novas conquistas virão como fruto desta luta. Agradeço também o apoio incansável do prefeito Baco em priorizar uma atenção a saúde de qualidade e resolutiva”, destacou a secretária municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 07/01/2015

 Galeria de Fotos

 Veja Também