X

PREVEN??O

Começou a vacinação do HPV pa

Vacinação começa nessa terça-feira. A estratégia para prevenir a doença é vacinar as mulheres antes do início da atividade sexual


Ouvir matéria

Começou a vacinação do HPV para as meninas com idade entre 9 e 11 anos. A vacina protege contra o papilomavírus humano (HPV), responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.

 

Em Ubiratã, de acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, a meta é vacinar 484 meninas, assim distribuídas: 158 delas com 9 anos, 161 com 10 anos e outras 165 com 11 anos.

 

Em 2014, foram imunizadas no município - na primeira dose - 434 das 477 meninas aptas a receber a vacina, ou seja, 90,09% do total esperado. Já a segunda dose foi ministrada em apenas 294 meninas, representando 61,40%. “Os pais e responsáveis devem se atentar pelo fato de não deixar que as meninas fiquem sem receber a segunda dose, que deve ser aplicada seis meses após a primeira dose tomada”, destaca a secretária da Saúde, Cristiane Martins Pantaleão.

 

A secretária lembra que nessa faixa etária a efetividade da vacina é bem maior. “É totalmente segura. Ela estimula a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV. Caso os pais tenham alguma dúvida, devem entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima”, diz Pantaleão.

 

Além da vacina, a melhor forma de prevenir o câncer de colo de útero é usar preservativo nas relações sexuais. O HPV também pode ser transmitido verticalmente, de mãe para filho durante o parto. Neste caso, a realização de um bom pré-natal é fundamental para evitar a doença.

 

A chefe da Vigilância Epidemiológica, Nágile Akkache lembra que a vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município, durante o horário normal de atendimento das unidades. “É necessário que quando da vacina as meninas estejam de posse do cartão de vacina e de algum documento que comprovem sua idade”, pontua Akkache.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 10/03/2015

A vacina contra o HPV é totalmente segura e eficaz Crédito: Divulga??o
Legenda: A vacina contra o HPV ? totalmente segura e eficaz

 Galeria de Fotos

 Veja Também