X

REPRESENTATIVIDADE

Na quinta-feira (23), foi realizada nas depend&eci


Ouvir matéria

Na quinta-feira (23), foi realizada nas dependências do Centro Cultural, uma reunião do Conselho Municipal de Saúde com apresentação das metas de trabalho da saúde para o ano de 2015. Participaram conselheiros de saúde e sociedade civil. Em seguida aconteceu uma palestra Magna, com os temas: a importância do Sistema Único de Saúde para a comunidade e o Papel do Conselho de Saúde.

 

O Conselho de Saúde é composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, e atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo, ou seja, ajuda a planejar a política de saúde e fiscaliza como o governo cuida da saúde e, também, verifica se as leis relacionadas ao SUS estão sendo cumpridas.

 

O Conselho de Saúde é um espaço democrático de discussões, e as reuniões acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês, às 19 horas, no Centro de Especialidade Odontológica e toda comunidade pode participar, mas somente o Conselho tem direito a voto quando necessário; No conselho a representação é sempre da instituição e não da pessoa que ocupa o cargo e representa ali aquela instituição. As vagas são distribuídas da seguinte forma: a) 50% de entidades de usuários; b) 25% de entidades dos trabalhadores de Saúde; c) 25% de representação de governo e de prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos.

 

No dia 13 de maio será eleito o novo Conselho de Saúde do município de Ubiratã. Convido toda a população para participar da Conferência de Saúde, no dia 13 de maio, as 13:00 horas, no Salão Paroquial, onde avaliamos a situação da saúde e propomos as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes. E como Saúde é o completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças. É necessário que todos ajudem no processo de organização, pois é impossível a saúde trabalhar sem a participação de outros setores e principalmente da população. Cada um deve fazer sua parte, ou seja, não adianta darmos o remédio para pressão e a pessoa comer muito sal, não adianta curarmos a diarreia e a população não ter água potável, não adianta orientarmos sobre a dengue e continuar deixando água parada nos vasos de planta. Todos nós somos responsáveis em proporcionar uma saúde melhor as pessoas”, relatou Cristiane Pantaleão, secretária municipal de Saúde.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 27/04/2015

Participaram da reunião os conselheiros de saúde e membros da sociedade civil Crédito: Valdir Silva
Legenda: Participaram da reuni?o os conselheiros de sa?de e membros da sociedade civil

 Galeria de Fotos

 Veja Também