X

SA?DE

O envelhecimento representa uma etapa do desenvolv


Ouvir matéria

O envelhecimento representa uma etapa do desenvolvimento individual cuja principal característica é a perda da capacidade de adaptação, diminuição de vitalidade e o aumento da vulnerabilidade das funções do indivíduo. Neste momento, muitos idosos acabam tornando-se dependentes e necessitam de cuidados, mas, cuidar de pessoas idosas e acamados é uma tarefa que requer uma atenção especial.

 

Por isso, você que cuida de sua mãe, pai, avó, avô, tio e que gostaria de saber mais sobre o processo de envelhecimento e sobre como cuidar com mais facilidade e assistência, venha participar da ‘Oficina do Cuidado’. 

 

A Oficina foi desenvolvida pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Lar dos Velhinhos e será realizada a partir do dia 11 de maio, com inscrições gratuitas.  A Secretaria de Saúde convida a todos os interessados a participarem das atividades que serão destinadas a familiares e pessoas que realizam o cuidado com pacientes idosos e/ou acamados. 

 

A Oficina conta com a participação de aproximadamente 20 profissionais das áreas de Saúde, Assistência Social, equipe do Lar dos Velhinhos e SAMU. As atividades visam facilitar o manejo e o cuidado com os pacientes idosos e/ou acamados, minimizando a dificuldade de cuidar e desenvolvendo uma relação de desafio e prazer em cuidar, afinal é importante que o relacionamento entre o paciente e o cuidador seja construído de modo afetivo para se obter uma boa qualidade de vida de ambas as partes.

 

A Oficina do Cuidado vai acontecer nesta segunda-feira (11), as 15:00 horas, na sala de reuniões da Secretaria de Educação e terá duração de 2 meses, contando a partir desse primeiro encontro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Clínica da Família ou nas unidades de saúde e é gratuita. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 08/05/2015

 Galeria de Fotos

 Veja Também