X

ORIENTAÇÃO

Propagação do caramujo africano


Ouvir matéria

O calor e as chuvas desta época do ano facilitam a propagação do caramujo africano, por isso, a Secretaria de Saúde de Ubiratã orienta a população sobre o controle e os cuidados com o caramujo (molusco que pode transmitir doenças graves). Em Ubiratã, a espécie encontrada não transmite doenças, mesmo assim é necessário fazer o controle para evitar uma infestação dessa praga.

 

Ao encontrar caramujos em sua propriedade, o morador deve recolhê-lo, sempre protegendo as mãos com luvas ou com uma sacola plástica. Os caramujos devem ser armazenados em uma sacola ou recipiente e jogar cal ou sal de cozinha. Após este procedimento deve-se colocar em sacos de lixo para que seja recolhido pelo serviço de coleta de lixo da prefeitura.

 

Outra orientação é manter terrenos próprios limpos e incentivar os vizinhos a fazerem o mesmo, já que o caramujo aparece com mais frequência em locais com mato, entulho e lixo. Lavar locais por onde o molusco tenha passado e deixado secreção também é uma medida de segurança.

 

No caso da presença do caramujo em residências, é o morador ou responsável que deve fazer a coleta. E se for notada a presença do caramujo em terrenos baldios, o morador deve entrar em contato com a vigilância sanitária, por meio do telefone 3543-4141, para que seja solicitada fiscalização.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 10/11/2015

 Galeria de Fotos

 Veja Também