X

MUITO QUE COMEMORAR

O município de Ubiratã completou no último dia 4 de novembro, 54 anos de existência


Ouvir matéria

O município de Ubiratã completou no último dia 4 de novembro, 54 anos de existência, orgulhando-se de ser umas das cidades que mais cresce e se desenvolve na região. Vários indicadores socioeconômicos apontam que Ubiratã passa por um momento de grande expansão e esses índices tem dado destaque para o município em nível nacional.

 

Impulsionada por ações de governo e expectativas de bons negócios graças ao aumento do emprego e da renda, Ubiratã é uma das cidades que mais tem atraídos novos moradores. Um dos fatores principais que tem impulsionado a cidade alcançar este patamar é o setor da agricultura, que tem papel relevante desde o início de sua colonização e mais recentemente da industrialização, o comércio fortalecido e o setor de serviços.

 

Recentemente, o departamento de Economia Rural (Deral) divulgou o relatório final do Valor Bruto da Produção (VBP) Agropecuário do Paraná que apontou Ubiratã como campeão em receita agrícola dentre todos os 25 municípios da região da Comcam. Em 2014, o agronegócio ubiratanense gerou, da porteira da fazenda ou do sítio para dentro, R$ 425.667.968,26. Se for diluído por população – IBGE 2010 – o VBP por pessoa é de R$ 19.745,24. Esse valor que tornou Ubiratã campeã na Comcam gira em torno de três principais atividades agropecuárias: soja, frango e milho, que respondem por 93% do valor. A soja representou 44%, seguida do frango de corte com 29% e pelo milho com 20%. O trigo representa 3% de todo VBP ubiratanense.

 

Em outro levantamento, desta vez feito pela Revista IstoÉ e a consultoria Austin Rating que mostra o ranking das melhores cidades de pequeno porte com população de até 50 mil habitantes, Ubiratã ocupa a 279ª posição entre 2.444 municípios. Na classificação geral entre todas as 5.565 cidades brasileiras, Ubiratã apareceu na 703ª colocação. Para chegar a essa classificação, o anuário ‘As Melhores Cidades do Brasil’ examinou minuciosamente as contas de todos os municípios brasileiros, avaliando ações no âmbito fiscal, que se refletem no campo econômico e, por sua vez, se estendem nas áreas social e digital.

 

Ubiratã se destacou também e uma pesquisa feita por uma consultoria imobiliária, à pedido da Revista Exame que apontou Ubiratã na posição de número 527 como um melhores municípios do País para se investir em imóveis.

 

Levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) coloca Ubiratã como o 20º município do Estado na geração de empregos, dando com isso uma injeção na veia do comércio de forma geral. Além das duas cooperativas - Integrada e Coagru - que empregam muitas pessoas, a Unitá fortaleceu o setor e fez com que Ubiratã alcançasse essa importante posição.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 10/11/2015

 Galeria de Fotos

 Veja Também