X

GESTÃO 2016/2017

Secretária de Saúde Ubiratã é reeleita como presidente do COSEMS-PR


Ouvir matéria

Nos dias 14 e 15 de dezembro, aconteceram as reuniões do COSEMS (Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde) e a reunião da CIB estadual. No dia 14 foi eleita a nova diretoria do Cosems, onde a Secretária de saúde de Ubiratã, Cristiane Pantaleão foi reconduzida ao cargo de presidente novamente, para atuar na gestão 2016/2017 representando assim os secretários de saúde do Paraná.

 

O COSEMS-PR vem se consolidando ao longo dos anos, como um conselho ativo e preocupado com a garantia à saúde da população e com o trabalho desenvolvido pelos gestores e equipes técnicas nos municípios. Nos últimos anos, este conselho se estruturou com a incorporação no seu quadro de trabalhadores, de uma secretaria executiva e de onze apoiadores, conquistou sua sede própria, realizou o primeiro movimento de qualificação da atuação de gestores e técnicos, além de ampliar o mosaico de ações com a incorporação de consultores temáticos para dar suporte a atuação dos apoiadores e qualificar a participação efetiva nos diversos grupos técnicos das instâncias gestoras do SUS. Esse novo conceito de atuação está pautado nas necessidades dos gestores e técnicos, que cada vez mais precisam ampliar seu repertório para o exercício eficiente da gestão do sistema de saúde, nos territórios. Um dos resultados deste novo COSEMS-PR, além dos já referidos é o Caderno do Gestor da Saúde dos Municípios do Paraná – “Do planejamento à Prestação de Contas”.

 

“Nestes dois anos tivemos a oportunidade de juntos fazermos a diferença na gestão do SUS do Paraná. E, desejo de coração, que possamos continuar colhendo os frutos das sementes que estamos semeando a cada dia! Agradeço ao nosso prefeito por entender a importância de participar deste conselho, pois com esta experiência, tenho a oportunidade de trazer para nosso município, experiências exitosas, ajudando a melhorar a saúde da nossa população, bem como buscar recursos financeiro para a ampliação do nosso serviço. Agradeço também a equipe do  COSEMS, diretoria, secretários municipais de saúde, técnicos das secretarias, CONASEMS,  por toda dedicação e trabalho realizados nestes últimos dois anos. Agradeço ainda, a SESA – Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde pela parceira e apoio permanente colaborando para o fortalecimento deste instituição”, relatou Cristiane Pantaleão.

 

Além da eleição, alguns outros assuntos foram destaques nas reuniões, como a conjuntura financeira atual, na qual, o Ministério da Saúde ainda não repassou nenhum recurso para os municípios do país este mês e ainda informou a possibilidade de repassar apenas 50% este mês, e os outros 50% em janeiro, comprometendo assim, o andamento dos serviços de saúde, bem como o orçamento da saúde de 2016, que já não é suficiente para todo o ano.

 

O CONASEMS (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde) entrou com ação civil pública em conjunto com a Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde (AMPASA) para garantir o repasse dos  recursos. A ação foi protocolada na quarta-feira (9), e distribuída para a 15ª vara da Justiça Federal do Distrito Federal, onde aguarda o julgamento do pedido de liminar.

 

Segundo o Ministro da Saúde, Marcelo Castro, 50% dos recursos seriam pagos até o dia 10 de dezembro. Porém, até o presente momento não houve nenhum repasse efetuado, causando sérios problemas na continuidade da prestação de serviços nos municípios, com risco iminente de paralisação do atendimento à população. “Em Ubiratã estamos unindo todos os esforços para manter normalizado a atendimento a saúde, mas realmente este final do ano está sendo um desafio sem o apoio financeiro do Governo Federal”, destacou Cristiane.

 

Outro assunto foi o planejamento de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e atualização dos gestores municipais com relação aos casos de microcefalia, chikungunya e dengue. De acordo com o novo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde foram registrados 2.401 casos da doença e 29 óbitos, até 12 de dezembro deste ano. Esses casos estão distribuídos em 549 municípios de 20 Estados.

 

O boletim do Estado do Paraná aponta ainda que 299 municípios paranaenses são considerados infestados pelo Aedes aegypti e, portanto, correm risco de registrar casos de dengue, zika e febre chikungunya. “         Infelizmente Ubiratã é um desses municípios. O nosso objetivo é reduzir a infestação do mosquito, e pra isso precisamos da colaboração de toda população. O Governo do Estado do Paraná está aumentando o repasse para o setor de vigilância em saúde, com objetivo de fortalecer as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti”, comentou a secretária de Saúde Ubiratã

 

 

CONFIRA COMO FICOU FORMADA A NOVA DIRETORIA DO COSEMS PR:

 

Qualificação dos membros integrantes da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná – gestão 2016/2017:

 

DIRETORIA EXECUTIVA:

 

- Presidente: CRISTIANE MARTINS PANTALEÃO - (11ª Regional de Saúde);

- 1º Vice-presidente: LEILAINE FURLANETO RODRIGUES - (17ª Regional de Saúde);

- 2º Vice-presidente: IVOLICIANO LEONARCHIK - (7ª Regional de Saúde);

- Secretário: ANTONIO GARCEZ NOVAES NETO - (16ª Regional de Saúde);

- Vice-secretário: CLAUDIO DE SOUZA - (21ª Regional de Saúde);

- Tesoureiro: ROGERIO SOSSAI, (13ª Regional de Saúde);

- Vice tesoureiro: SONIA R. BRUGER - (5ª Regional de Saúde);

 

CONSELHO FISCAL:

 

Titular: CORNELIO NOGUEIRA NETO - (18ª Regional de Saúde);

Titular: IVONE FAUST SPONCHIADO - (8ª Regional de Saúde);

Titular: FABIO DE MELO - (9ª Regional de Saúde);

Suplente: LUIZ HAIDUK - (12ª Regional de Saúde);

Suplente: FERNANDO AGUILERA - (2ª Regional de Saúde);

Suplente: GERALDO LUIZ ROMÃO - (19ª Regional de Saúde).

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 22/12/2015

 Galeria de Fotos

 Veja Também