X

DESENVOLVIMENTO RURAL

Agricultura Familiar: a semente de um futuro promissor


Ouvir matéria

A agricultura familiar tem em sua história importante papel no desenvolvimento econômico e social. Além de ser uma grande geradora de riquezas, é hoje um ator social de suma importância, haja vista que são milhares de famílias que dependem e vivem da agricultura. Sabe-se que a maior parte dos alimentos que abastecem a mesa dos brasileiros vem das pequenas propriedades. Além do que, a agricultura familiar favorece o emprego de práticas produtivas ecologicamente mais equilibradas, como a diversificação de cultivo, o menor uso de insumos industriais e a preservação do patrimônio genético, gerando um desenvolvimento sustentável.

 

Assim como em muitos municípios, Ubiratã, além de sua produção principal, soja e milho, conta também com a força do pequeno produtor rural, que gera bons frutos a cidade, trazendo alimentos de qualidade para a mesa da população. Atualmente existem várias agroindústrias em Ubiratã; em diversos segmentos (abates de frango caipira, defumados de suíno, abate de peixe, polpa de frutas, processamento de vegetais, panificados, galinha de postura, processamento de alhos e condimentos, massas, doces e compotas). Esses empreendedores familiares ubiratanenses investiram aproximadamente R$947.505,94, entre os anos de 2013 e 2015.

 

Pensando em melhorar a vida, a renda, as condições econômicas e gerar um desenvolvimento sustentável a esses empreendedores rurais, a Administração Caminhando para o Futuro realizou no ano de 2015 diversas ações, prestando assessoria de qualidade aos produtores, sendo destaque na mídia nacional - Rádio CBN, com o Programa Campo Fácil - um convênio tripartite (CREA-PR, Prefeitura Municipal de Ubiratã e Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Piquiri), que vem colhendo muitos frutos.

 

Muitos puderam ver os resultados dessas assessorias de perto. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Divisão de Agricultura e Pecuária organizou um ‘Tour Rural’ pelas propriedades rurais, onde mostrou aos convidados os trabalhos realizados pelo município. Tal apoio não é dado apenas no campo, a Administração Municipal está firme, forte e não mede esforços no apoio as políticas públicas direcionadas para a agricultura familiar, com destaque para os dois programas do Governo Federal (PNAE e PAA) de apoio à comercialização dos produtos da agricultura familiar (parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Assistência Social e da Educação).  Assim, também foi outorgada a Lei que institui o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos Direto do Agricultor Familiar (Lei n º. 2222/2015).

 

Nesse sentido, os servidores municipais participaram de várias reuniões sobre aplicação do herbicida 2,4-D e a distância de aglomerados urbanos (comunidades, distritos e a cidade), sendo umas das ações da estratégia de desenvolvimento regional sustentável - DRS - Banco de Brasil. O projeto de Lei foi encaminhado e aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito municipal (Lei nº 2.166/15).

 

No ano de 2015, regularizou-se com o incentivo do Município mais uma queijaria e construiu-se uma agroindústria familiar de panificação. Outra realização importante foi a concretização da CANPAR – Cooperativa do Agronegócio do Noroeste do Paraná. O sonho de uma Cooperativa para agricultura familiar nasceu em 2012 e graças às assessorias prestadas pelo Município (Campo Fácil, SEBRAE) a partir de 2013, hoje a CANPAR é uma realidade.

 

A Administração Caminhando para o Futuro, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Piquiri, Emater, Adapar, Cooperativas Coagru e Integrada, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, FAEP, Feira do Produtor e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, promoveram nos dias 5 e 6 de novembro de 2015, o Seminário da Agricultura Sustentável de Ubiratã, foram abordados os temas: Estratégia para Desenvolvimento Rurais Sustentável; Manejos de plantas daninhas de difícil controle; Soja Safrinha: Novo vazio sanitário, Rotulagem de frutas e hortaliças e Cadastro Ambiental Rural - CAR / Certificado de Cadastro de Imóvel Rural – CCIR.

 

Outro evento importante realizado em 2015 foi a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional com o tema “Comida de Verdade no Campo e na Cidade”. Ubiratã também participou da Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional realizado em Pitanga, tendo um agricultor ubiratanense eleito delegado estadual para representar a regional da COMCAM.

 

“Muito foi realizado e ainda há muito o que fazer. Novas ações são novas sementes de um futuro para todos os que moram na cidade e no campo. Tendo em mente a ideia de que ‘O Futuro também se planta, o Município de Ubiratã vem elaborando novas ações em favorecimento da agricultura familiar proporcionando uma desenvolvimento local sustentável ainda maior”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Hideraldo Magron.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 16/02/2016

 Galeria de Fotos

 Veja Também