X

PRECAUÇÃO

Vigilância Sanitária alerta sobre perigo do Escorpião Amarelo


Ouvir matéria

Algumas cidades da região tem apresentado um aumento considerável na quantidade de acidentes provocado pela picada de escorpião, principalmente o escorpião Amarelo. Mesmo não sendo o caso de Ubiratã, o setor de Vigilância Sanitária alerta a população quanto aos cuidados que se devem ter para evitar esse problema em nosso município. Em fevereiro desse ano, pela primeira vez, foi encontrado em Ubiratã um escorpião amarelo: o perigoso animal estava em um terreno baldio.

 

Outra espécie de escorpião, menos ofensiva é encontrada com frequência na cidade: o escorpião preto ou marrom-avermelhado. O ”Bothriurus bonariensis” é um animal inofensivo não oferecendo perigo algum, por isto, é uma espécie apenas controlada para a preservação. Esta espécie compreende animais de médio à grande porte, com adultos atingindo 60mm de comprimento.

 

ESCORPIÃO AMARELO

O escorpião amarelo é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças e idosos. Ele possui como principais características: pernas e cauda amarelo-clara, e o tronco escuro. A denominação da espécie é devida à presença de uma serrilha nos 3º e 4º anéis da cauda. Mede até 7 cm de comprimento. Sua reprodução é partenogenética, na qual cada mãe tem aproximadamente dois partos com, em média, 20 filhotes cada, por ano, chegando a 160 filhotes durante a vida.

 

QUE FAZER PARA CONTROLAR A OCORRÊNCIA DE ESCORPIÕES?

As medidas de controle e manejo populacional de escorpiões baseiam-se na retirada/coleta dos escorpiões e modificação das condições do ambiente a fim de torná-lo desfavorável à ocorrência, permanência e proliferação destes animais.

 

NA ÁREA EXTERNA DO DOMICÍLIO

- Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar;

- Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados, e entregá-los para o serviço de coleta. Não jogar lixo em terrenos baldios;

- Limpar terrenos baldios situados a cerca de dois metros das redondezas dos imóveis;

- Eliminar fontes de alimento para os escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados;

- Evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como obras de construção civil e terraplenagens que possam deixar entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc;

- Remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo exagerado;

- Preservar os inimigos naturais dos escorpiões, especialmente aves de hábitos noturnos (corujas, joão-bobo, etc.), pequenos macacos, quati, lagartos, sapos e gansos (galinhas não são eficazes agentes controladores de escorpiões);

- Evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões;

- Remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros;

- Manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e escorpiões;

- Rebocar paredes externas e muros para que não apresentem vãos ou frestas.

 

 NA ÁREA INTERNA DO DOMICILIO:

- Rebocar paredes para que não apresentem vãos ou frestas;

- Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha;

- Reparar rodapés soltos e colocar telas nas janelas;

- Telar as aberturas dos ralos, pias ou tanques;

- Telar aberturas de ventilação de porões e manter assoalhos calafetados;

- Manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados.

 

RECOMENDAÇÕES

Se encontrar um escorpião, coloque-o com cuidado dentro de um frasco e leve-o para a Secretaria de Saúde ou Unidade de Saúde mais próxima da sua residência para identificação ou comunicar imediatamente o setor de Vigilância Sanitária, telefone (44) 3543-4141. Em caso de picada, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 17/10/2016

 Galeria de Fotos

 Veja Também