X

CONHECIMENTO

Secretária ubiratanense participa de Encontro de Gestores Municipais de Saúde em Curitiba


Ouvir matéria

A secretária de Saúde de Ubiratã e presidente do Cosems/PR, Cristiane Pantaleão, participou na terça e quarta-feira (14 e 15), em Curitiba, do Encontro de Gestores Municipais de Saúde. O encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, apresentou aos prefeitos e secretários municipais de saúde dos 399 municípios paranaenses os programas estratégicos e ações desenvolvidas pelo Governo no setor. Cerca de 800 pessoas participaram do encontro, cuja abertura oficial foi realizada pelo governador Beto Richa.

 

Richa lembrou dos avanços na área da saúde no Paraná e destacou que o governo destinou, entre 2011 e 2016, R$ 15 bilhões ao setor. Já o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, explicou que o encontro segue o que foi iniciado em dezembro do ano passado, quando o Governo do Estado reuniu, em Foz do Iguaçu, os prefeitos eleitos e reeleitos para apresentar as ações de todas as secretarias. De acordo com o Caputo Neto, uma equipe multiprofissional da Secretaria está à disposição dos gestores municipais para prestar assessoria e suporte técnico aos gestores municipais.

 

Nos dois dias de evento, os gestores puderam tirar dúvidas quanto às formas de financiamento, as contrapartidas previstas e os canais disponíveis para ampliar o acesso da população à saúde pública. Um dos objetivos do encontro foi de esclarecer a divisão dos recursos aos gestores, onde o Sistema Único de Saúde delimita uma divisão particular das responsabilidades no setor, no que se refere às instâncias municipais, estaduais e federais em que a União, por exemplo, é responsável pelo planejamento e fiscalização do SUS. Para os estados fica o papel de criarem políticas públicas próprias e ajudar na execução da política nacional de universalização da saúde. Já os municípios devem garantir o acesso a serviços básicos de saúde (primeiro atendimento).

 

Para a secretária de Saúde de Ubiratã e presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná, Cristiane Pantaleão, esse encontro com os gestores foi de suma importância, neste momento, em que muito deles iniciam os trabalhos nas secretarias de Saúde de seus municípios. “Todos estavam muito interessados em aprender, em buscar novos conhecimentos e entender como de fato funciona toda a estrutura do sistema público de saúde”, comenta a secretária ubiratanense.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 16/02/2017

 Galeria de Fotos

 Veja Também