X

FOLIA COM PROTEÇÃO

Entrega de preservativos é reforçada para o Carnaval


Ouvir matéria

Para garantir que a prevenção não seja deixada de lado neste período de Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde irá intensificar a entrega de preservativos e a conscientização sobre as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

 

Em Ubiratã, por mês são distribuídos em média mil preservativos entre os serviços de saúde da cidade e a expectativa é que neste período de carnaval a demanda seja maior. “Além das Unidades de Saúde, iremos disponibilizar também preservativos no bar do Carnaval da Seringueira”, explica Magaly Botelho Lemes Lopes, farmacêutica Responsável da Secretaria de Saúde de Ubiratã.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, somente no ano de 2016 foram 5 novos casos de HIV registrados em Ubiratã, porém o que vem preocupando as autoridades de saúde é o aumento de casos positivos de sífilis, que no ano passado em gestantes ocorrem em 11 pessoas, sífilis congênita (bebês) 1 caso e sífilis homem e mulher 16 casos.

 

HIV

O HIV pode ser transmitido por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais; pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas; de mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação; por transfusão de sangue. Mas é bom lembrar que o HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas.

 

SÍFILIS

O contato geralmente acontece pela relação sexual; por isso pode também haver lesões isoladas na boca, língua, mucosa anal ou na região mamária. Geralmente aparecem gânglios aumentados perto do local da lesão, o que pode ser uma dica de que algo não está bem. Importante saber que esta lesão da sífilis, o cancro duro, desaparece espontaneamente, independentemente de tratamento, sem deixar cicatriz, em mais ou menos 4 ou 5 semanas. Este é outro problema: as pessoas julgam que estão curadas, mas a doença está evoluindo de forma silenciosa para a segunda fase.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 24/02/2017

 Galeria de Fotos

 Veja Também