X

MOBILIZAÇÃO

Lideranças de Ubiratã e Juranda se reúnem com presidente do TRE para solicitar permanência do Fórum Eleitoral na Comarca


Ouvir matéria

Na tarde desta segunda-feira (22), os prefeitos Haroldo Fernandes Duarte - Baco, de Ubiratã, e Leila Amadei, de Juranda; o juiz de Direito da Comarca de Ubiratã, Ferdinando Scremin Neto, e a presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PR, Carla Karpstein Romanelli, acompanhados do deputado Tiago Amaral (PSB), esteviveram em audiência com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná – TRE, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, para tratar sobre o ato normativo do TSE que determina a redução no número de fóruns eleitorais no país. Nesta mobilização a favor da permanência dos fóruns eleitorais no Paraná, Amaral foi acompanhado dos também deputados estaduais Marcio Pacheco (PPL), Tercílio Turini (PPS), Luiz Cortes (PSC), Palozi (PSC) e Evandro Araújo (PSC). Eles defendem que a redução determinada pelo TSE vai causar perdas ao processo democrático, sérios problemas aos cidadãos e também à gestão dos juízes eleitorais. Também participaram do encontro, o presidente do Legislativo Municipal de Ubiratã, João dos Santos Laurindo e os vereadores Rafael de Melo Bartz e Jorge Tozzi e os advogados Silvio Calcinoni e Inácio Mallmann.

 

O presidente do TRE manifestou apoio a mobilização paranaense e ressaltou que vai levar este posicionamento à reunião que acontece em Brasília, na próxima quarta-feira (24), onde estarão reunidos os presidentes de todos os tribunais regionais eleitorais do país. “Considero que as consequências imediatas desta medida são a maior dificuldade em atender o cidadão com os serviços da justiça eleitoral, mas nos próximos anos, a redução no número de fóruns eleitorais poderá causar um grande problema na segurança da democracia dos municípios", destacou o desembargador Xisto Pereira.

 

O prefeito Baco destacou a importância da mobilização das lideranças e também da contribuição da população para esta causa. “Viemos à Curitiba com representantes dos Três Poderes para nos posicionar contrários a essa decisão de fechar Fóruns Eleitorais e saímos daqui com esperanças de que isso possa ser revertido. Todavia, temos que continuar fazendo nossa parte e conclamando as pessoas que ainda não tem titulo eleitoral registrado em Ubiratã para que compareçam ao Cartório Eleitoral e o façam, assim ao atingir os 25 mil eleitores garantiremos a Justiça Eleitoral em nossa Comarca”, destaca o gestor ubiratanense. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 23/05/2017

 Galeria de Fotos

 Veja Também