X

PARA MELHORAR

Conheça o novo cronograma municipal de atendimentos nas Unidades de Saúde


Ouvir matéria

A Secretaria Municipal de Saúde, com o intuito de melhorar ainda mais a atenção à saúde da população do município, vem divulgar a área de abrangência de cada unidade de saúde, seu cronograma de atendimento e a importância do usuário/família ter cadastro atualizado em sua unidade de atendimento.

 

CRONOGRAMA

O cronograma tem o objetivo de informar os dias nos quais são realizados todos os atendimentos, além da consulta médica e odontológica de sua unidade básica, com um atendimento organizado, direcionado a promoção da saúde, prevenção de doenças, manutenção dos agravos e também a demanda espontânea e de urgência, orientando os procedimentos oferecidos por cada unidade de saúde.

 

SERVIÇOS DE SAÚDE PRESTADOS

Todas as Unidades de Saúde oferecem atendimento para Vacinação (Febre Amarela e Tríplice/Viral), Teste de Glicemia (Diabetes), Coleta de Preventivos, Liberação de Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais, Visita Domiciliar, Reuniões de Educação em Saúde, Atendimento de enfermagem (curativo, administração de medicamentos, pré-consulta, inalação, coleta de preventivos, entre outros), Consulta Médica, Odontológica e de Enfermagem, com prioridade estabelecida por critérios de condição saúde/doença. Mesmo nos dias de Visita Domiciliar e atendimento as Gestantes, caso algum usuário necessite de consulta em critério de urgência, deve procurar seu posto de saúde, pois no caso deste posto estar sobrecarregado para realizar o atendimento, o paciente será encaminhado, com o atendimento confirmado, em outra unidade básica.

 

POPULAÇÃO RURAL

A População Rural, residente próximo ao Posto de Saúde da Yolanda ou do Posto de Saúde da São João, devem procurar atendimento neste local. Os demais moradores da área Rural, que têm o acesso mais facilitado ao município, terá como Unidade de Referência para o atendimento a Clínica da Família – NASF, que fica próximo a Rodoviária, e realizará todos os atendimentos vinculados a população rural, com consulta médica no período da tarde (exceto na quarta-feira), coletas de preventivo agendados previamente, e a vacinação, liberação de exames e consulta de enfermagem realizados diariamente.

 

ESPECIALIDADES

O atendimento de consulta nas Especialidades (Cardiologia, Cirurgião, Dermatologia, Gastrologia, Ginecologia, Ortopedia e Pediatria), entre outros, será realizado no Centro de Saúde e o atendimento das Especialidades Odontológicas no CEO, através de encaminhamento da unidade básica de saúde. As outras Especialidades serão agendadas para atendimento em Campo Mourão pelo Setor de Regulação na Secretaria de Saúde, também com encaminhamento. Os atendimentos de multiprofissionais (Educador Físico, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Nutricionista, Psicóloga, Serviço Social, Clínica Odontológica Infantil e Rede Mãe Paranaense) continuarão na Clínica da Família-NASF. Ressaltamos que o atendimento de emergência deve ser direcionado ao Hospital Santa Casa de Ubiratã.

 

CAPS

O atendimento no CAPS será por meio de encaminhamento, com exceção dos pacientes que utilizam álcool e drogas que fazem procura direta. A Unidade de Saúde de referência realizará o encaminhamento para as especialidades e outros profissionais, que serão ordenados e direcionados para atendimento de acordo com as prioridades estabelecidas pela referência.

 

Diante do crescimento populacional do nosso município, alguns ajustes são imprescindíveis. Essa organização é fundamental para garantir o acesso à população, mantendo o atendimento prestado com a devida qualidade, de acordo com os princípios de integralidade, equidade e universalidade do Sistema Único de Saúde.

 

Moradores de Ubiratã procurem sua unidade de saúde para mais informações. Atualize seu cadastro. Cuide-se.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 30/05/2017

 Galeria de Fotos

 Veja Também