X

Secretaria de Saúde alerta sobre as medidas de prevenção a Dengue, Zika e Chikungunya no período de férias


Ouvir matéria

A Secretaria de Saúde alerta sobre as medidas de prevenção a Dengue, Zika e Chikungunya no período de férias. Com a chegada do verão e aumento da temperatura vêm junto as pancadas de chuva, típicas desta época do ano. Este cenário é perfeito para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças.

 

O acúmulo de água favorece o surgimento de novos criadouros do Aedes aegypti e, além disso, atenção deve ser redobrada no período festivo, onde há aumento de utilização de materiais descartáveis como papeis de presentes, copinhos, bebidas e recipientes plásticos que podem se tornar criadouro de mosquitos.

 

É necessário realizar a destinação correta de todo tipo de lixo, principalmente os que podem acumular água da chuva. Por isso, todas as pessoas devem adotar medidas de prevenção, em suas casas e locais de trabalho, para evitar água acumulada e a proliferação dos mosquitos. Escolher um dia da semana e realizar uma vistoria em toda a residência, tanto dentro de casa, como no quintal e arredores, olhar calhas e lajes, ralos, bandeja da geladeira, vasos de planta e principalmente evitar armazenar água da chuva em baldes, tambores e caixas de água.

 

Se for viajar é importante que o morador mantenha vasos sanitários fechados, os ralos bem tampados e não deixe nenhum recipiente que possa reter água e, consequentemente, proliferar o mosquito.

 

Vamos manter nossas casas e terrenos limpos e assim evitar Dengue, Zika e Chikungunya em nossa cidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 22/12/2017

 Galeria de Fotos

 Veja Também