X

Verão é época de redobrar os cuidados com a Dengue


Ouvir matéria

A Coordenadoria  de Endemias do município de Ubiratã informou que em 2017, 60 casos de suspeita de dengue foram registrados, sendo 01 caso de dengue importado já confirmado e 01 caso notificado de Chikungunya, que aguarda resultado laboratorial.

Neste ano de 2018, 27 moradores já foram notificados da existência de larvas e 12 residências que estavam fechadas  na hora da inspeção receberam a comunicação.

A Secretaria de Saúde fará o levantamento de índice de infestação do aedes aegypti  em todo o município do dia 08 ao dia 12 de janeiro. Moradores que já receberam a notificação, em caso de reincidência serão multados.

Neste período mais quente, deve-se redobrar os cuidados com a limpeza das vasilhas dos animais, caixas d’água, piscinas, calhas, pratos de vasos de plantas e pneus. É preciso cuidado também com os quintais para não amontoar lixo com plásticos, garrafas, pneus ou qualquer outro objeto que possa acumular água da chuva. O alerta vale, inclusive, para quem possui terrenos baldios e imóveis fechados. Isso porque, qualquer recipiente com água, mesmo que em pequena quantidade, pode virar um criadouro do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, num curto período de tempo.

“Os ovos do mosquito Aedes aegypti permanecem vivos por cerca de um ano sem água e basta apenas um contato com umidade para que as larvas apareçam. Então as medidas de prevenção devem ser continuas durante o ano inteiro. É muito importante criar o hábito de fazer uma vistoria no seu imóvel e nas redondezas dele, seja ele o local de trabalho, apartamento, casa, terreno baldio ou sítio. Se cada um fizer a sua parte, evitando água parada e locais que possam servir de criadouros do Aedes aegypti, estaremos evitando que o mosquito nasça”, resumiu Selma Souza, Coordenadora de Endemias do município.

Tampar os depósitos de água (baldes, tambores e caixas), clorar piscinas, manter os ambientes limpos removendo o lixo e lavar com bucha e sabão as laterais e bordas de recipientes com água, como os vasos de planta, e vasilha dos animais, bandeja do ar condicionado, são medidas simples que evitam a proliferação do mosquito transmissor dessas três doenças que podem até matar.

Data de Publicação: 05/01/2018

 Galeria de Fotos

 Veja Também