X

Ubiratã implanta sistema de monitoramento por câmeras


Ouvir matéria

O Município de Ubiratã encerra a primeira fase do projeto de monitoramento por câmeras concebido por meio de uma parceria público-comunitária. Essa etapa consistiu na instalação de oito câmeras em pontos estratégicos da cidade, e a implantação da central de recepção das imagens na Companhia da Polícia Militar de Ubiratã, conhecido como CCO – Centro de Controle e Operações. Técnicos da CORINGA, empresa que venceu a licitação para instalar o sistema de monitoramento, estão treinando os policiais na operacionalização dos equipamentos.

 

O objetivo é vigiar a cidade 24 horas por dia e denunciar as ações criminosas, permitindo à polícia mais agilidade na identificação dos meliantes. E para facilitar ainda mais o trabalho da polícia, as câmeras são dotadas de tecnologia HD e Full HD Speed Dome, que permite captar imagens em alta definição e com giro de 360 graus. Algumas câmeras são dotadas ainda de sistema OCR Óptical que permite a leitura automática de placas de veículos.

 

O projeto foi solicitado pelo Juiz de Direito da Comarca de Ubiratã, Dr. Ferdinando Scremin Netto e formatado por servidores da própria prefeitura, mobilizando todos os segmentos da comunidade como Prefeitura, Câmara Municipal, Associação Comercial, cooperativas, clubes de serviço, sindicatos, igrejas, instituições bancárias, associações comunitárias entre outros, que apoiaram e ainda apoiam o Conselho de Segurança de Ubiratã na concretização dos investimentos, através de doações.

 

“Com esse grau de tecnologia, o sistema de monitoramento de Ubiratã é o primeiro do Paraná”, afirmou o Juiz, ressaltando a importância do envolvimento da comunidade no processo de concretização do projeto.

 

Para a aquisição das câmeras e dos equipamentos da central de monitoramento estão sendo arrecadados cerca de R$ 205 mil por meio de doações. Esse trabalho está sendo conduzido pelo Conselho de Segurança do Município (CONSEG). A proposta inicial do projeto é instalar 48 câmeras.  As oito câmeras instaladas já estão sendo testadas, comprovando a qualidade prevista. Mais 10 câmeras deverão ser instaladas nos próximos dias e a inauguração oficial está prevista para acontecer em abril.

 

Dr. Ferdinando Scremin revelou que o projeto de vídeo monitoramento ganhou espaço em sua agenda quando assumiu a direção da comarca, em setembro de 2015. “Na minha posse falamos desse projeto e hoje é uma satisfação e uma realização muito grande”, acrescentou, agradecendo o apoio que recebeu da comunidade ubiratanense.

 

O prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes Duarte – Baco, enalteceu o empenho dos diversos segmentos da comunidade e a união dos poderes municipais no que ele destacou como sendo uma grande conquista para o setor de segurança pública de Ubiratã. “Com certeza teremos uma cidade com mais segurança para todos”, destacou Baco.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 23/03/2018

 Galeria de Fotos

 Veja Também