X

Ubiratã avança no Ideb, supera meta, ultrapassa nota de grandes cidades e educadores da rede municipal são homenageados


Ouvir matéria

A noite de quinta-feira (27) foi de reconhecimento e de muita emoção para os educadores da rede municipal de ensino de Ubiratã, mais precisamente os que atuam nas oito escolas que tiveram um excelente desempenho no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O plenário da Câmara Municipal recebeu os professores e gestores das instituições de ensino que foram homenageados pelo prefeito Haroldo Fernandes Duarte – Baco, pela secretária municipal da Educação, Rosa Rodrigues, pelos vereadores presentes e convidados especiais representando a sociedade civil organizada.

 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é uma iniciativa para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelece metas para a melhoria do ensino. A prova é aplicada para alunos de 4ª série / 5º ano a cada dois anos. Em Ubiratã, a meta projetada para 2021 que é de 6.4 e já foi superada com a última nota referente a 2017, divulgada recentemente: que foi de 7.0. Se comparar com o último índice de 2015, quando a nota foi de 6.3, houve um avanço de 7 pontos.

 

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil a meta de 2017 era de 5.5 e a nota obtida foi de 5.8. Já no Paraná, a meta era de 6.0 e a nota foi de 6.3, ou seja, os resultados de Ubiratã são superiores as médias estadual e nacional. Se compararmos com nossa região, dos 9 municípios do núcleo de educação de Goioerê, Ubiratã está em primeiro empatado com Boa Esperança com 7.0 pontos. Agora, se comparar com as grandes cidades do Paraná, Ubiratã se destaca ainda mais: Com 7.0, nosso município empata com Maringá e fica a frente de Campo Mourão (6.3), Curitiba (6.4), Toledo (6.5), Cascavel (6.5) e Londrina (6.8).

 

Em relação às escolas municipais, as metas e notas são as seguintes: Escola Municipal Professor Furusato Tomio (meta: 6.4) – (nota: 7.3); Escola Municipal Gentil Toledo de Morais Junior (meta: 5.6) – (nota: 7.2); Escola Municipal Cleide Borges Reis (meta: 6.3) – (nota: 7.2); Escola Municipal Professora Lucinéia Ricardo Braciforte (meta: 5.9) – (nota: 6.7); Escola Municipal Monteiro Lobato (meta: 5.9) – (nota: 6.7); Escola Municipal Professora Cleide Maria Zampronio (meta: 5.3) – (nota: 6.6); Escola Municipal Porto dos Santos (Yolanda) (meta: 5.9) – (nota: 5.8); Escola Municipal João Bertoli (São João) Não faz IDEB por não ter atender o requisito do total de alunos na sala.

 

“Essa homenagem é o reconhecimento pela dedicação e empenho de toda a comunidade escolar que fez das nossas escolas avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Tudo isso graças às melhorias na infraestrutura e principalmente a valorização dos nossos profissionais”, comentou a secretária da Educação Rosa Rogrigues.

 

“Hoje é um dia histórico, somos campeões também na educação e devemos isso a vocês que aqui estão”, disse o prefeito Baco a comunidade escolar. O gestor enfatizou o entusiasmo de todos da Educação com as notas alcançadas e a importância da valorização dos números. “Precisamos lembrar que esses números representam a consolidação de vários investimentos feitos na Educação”. Ele enfatizou que o extraordinário resultado no Ideb é uma demonstração da competência e dedicação de todos os profissionais da Educação. “Demonstra a força dos alunos, professores, da turma da merenda, administrativo, coordenadores, diretores, enfim, todos que fazer uma educação melhor a cada dia”, pontuou.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 28/09/2018

 Galeria de Vídeos

 Veja Também