X

Referência: Secretarias de Saúde de diversos municípios vem a Ubiratã conhecer como funcionam os fluxos e protocolos usados aqui


Ouvir matéria

A Secretaria da Saúde do Município vêm recebendo visitas de outras cidades, que querem conhecer como funcionam os fluxos e protocolos usados em Ubiratã. Na última semana três equipes representando municípios do Paraná estiveram na cidade.

 

Na última quarta-feira (17), profissionais da atenção básica e agendamento do Município de Mandaguari realizaram visita. O objetivo de vir até aqui foi conhecer como funciona nosso agendamento de exames e consultas, que no último ano conseguiu diminuir as filas de espera, priorizando os pacientes de maior risco, podendo assim atender os ubiratanenses de forma mais eficaz. Eles também visitaram as unidades de saúde, para conhecer mais sobre o processo de classificação de risco Familiar de Ubiratã, que vem se destacando e tornando-se referência para os demais municípios.

 

Representantes do Trabalho de Combate a Endemias, da Atenção Básica e do serviço de Agente Comunitário de Terra Boa estiveram em Ubiratã na sexta-feira (19), conhecendo a redivisão das áreas de atendimento das Unidades de Saúde, pois aqui não dividimos o território pelo número de pessoas, mas sim pelas doenças e problemas de saúde que as elas têm, dessa forma, uma Equipe de Saúde, que atenda em uma área com pessoas que dependam mais da saúde tem menos pacientes para atender, quando comparamos a outra que tenha população mais saudável.

 

Ainda na Sexta feira no período da tarde, representantes da Saúde de Munhoz de Melo viram até Ubiratã para entender melhor o processo de unificação de Agentes Comunitários de Saúde Agentes de Endemias, baseado nas experiências exitosas de outras cidades, nosso município iniciou, uma organização pioneira, unificando o trabalho dos dois tipos de agentes, sempre considerando a vulnerabilidade de cada território.

 

Com as inovações aplicadas no município de Ubiratã, e com o empenho das equipes envolvidas nesse processo, frequentemente equipes de saúde de outros municípios entram em contato com a Secretaria de Saúde de Ubiratã para conhecer e aplicar parte do nosso processo em suas realidades.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 22/10/2018

 Galeria de Fotos

 Veja Também