X

Programa Campo Fácil desenvolvido em Ubiratã é destaque na Revista comemorativa dos 85 anos do CREA-PR


Ouvir matéria

O Programa Campo Fácil, parceria consolidada entre a Administração “Todos juntos rumo ao futuro”, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Divisão de Agricultura e Pecuária), CREA-PR e Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Piquiri foi tema de uma completa reportagem publicada na edição número 96, março e abril de 2019, páginas 33 e 34, da Revista CREA-PR.

 

A reportagem cita que por meio do Programa Campo Fácil inúmeras famílias de agricultores de Ubiratã recebe assessoria profissional, informação, tecnologia e assistência personalizada para as atividades diárias no campo.

 

Outro destaque importante é a entrevista com Orlando Ferreira Campos, presidente da Canpar – Cooperativa do Agronegócio do Noroeste do Paraná. Segundo ele, o Campo Fácil é responsável por fazer com que diversas famílias no município se mantenham na agricultura, já que passaram a entender mais sobre as características e riquezas da vida no campo.

 

“Com a união do Crea-PR, da Prefeitura Municipal e da AEAVP, foi possível transformar a agricultura familiar da região. Tivemos mais acesso a informação, novas tecnologias, insumos e assistência para vencer as questões burocráticas, trazendo maior organização aos pequenos produtores em seus trabalhos, melhorias nas estradas, correção de solo, aumento de renda e mais qualidade de vida. Vantagens essas que, na grande maioria das vezes, evitam o êxodo rural”, explica Orlando.

 

De acordo com o Gerente Regional do Crea-PR, engenheiro civil Geraldo Canci, hoje mais de 100 famílias são atendidas pelo Programa. Para ele, a importância do Campo Fácil se dá pela garantia do “atendimento e da assistência técnica profissional e de qualidade para os produtores rurais, possibilitando assim, a organização dos pequenos negócios do campo. Dessa forma, é de grande importância para a agricultura familiar e para o desenvolvimento sustentável local”.

 

Ainda segundo a reportagem da Revista do Crea-PR, o município de Ubiratã tem aproximadamente 1.250 famílias de produtores que produzem e comercializam para subsistência. Dessa forma, o Programa entra como uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida dos moradores, refrear o êxodo rural e valorizar os produtores rurais.

 

Para o prefeito de Ubiratã, o engenheiro agrônomo Haroldo Fernandes Duarte, com uma assistência técnica mais profissional e assertiva, o Campo Fácil contribui também para comercialização dos produtos locais. “É um Programa importantíssimo para toda a comunidade de Ubiratã, para o comércio e principalmente para todos que fazem parte da Agricultura Familiar. Temos certeza que essas famílias estão mais amparadas quanto à assistência profissional e também em relação à comercialização de seus produtos”, destacou o prefeito Baco em entrevista à revista.

 

Para finalizar a reportagem de duas páginas, há dois quadros de destaque: um com as metas do Programa Campo Fácil e outro com a premiação pela terceira vez.

 

Quantos as metas, melhorar a vida no campo; aumentar a produtividade; proteger e recuperar as nascentes; treinar e capacitar produtores rurais; incentivar o associativismo e o cooperativismo; promover encontros e seminários; fortalecer o conselho municipal de desenvolvimento rural.

 

 

Em relação à premiação, a revista destaca que o município de Ubiratã recebeu o Prêmio Gestor Público Paraná pelo Programa Campo Fácil. A premiação valoriza os melhores projetos de administração pública do estado e é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado do Paraná.

 

“Estamos muito satisfeitos por saber que ações bem desenvolvidas e que tem dado resultados, sendo valorizadas e reconhecidas por autoridades e lideranças estaduais. Esperamos continuar por muito tempo com essa parceria, proporcionando um trabalho eficiente em prol dos nossos produtores”, defende o prefeito de Ubiratã, engenheiro agrônomo Haroldo Fernandes Duarte.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 26/04/2019

 Galeria de Fotos

 Veja Também