X

Escola João Bertoli realizou 1ª Oficina de Matemática do Programa JEPP


Ouvir matéria

No dia 9 de setembro, nas dependências da Escola Municipal do Campo João Bertoli, localizada na Comunidade São João, foi realizada a 1ª Oficina de Matemática. Tal atividade remete ao JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos, projeto este inserido na instituição que almeja desenvolver o potencial empreendedor dos educandos. Dessa forma, a Oficina de Matemática contribui para o elo entre teoria e prática do empreendedorismo, no referente às operações de cálculos envoltas na compra e venda dos produtos. No desenvolver das atividades, todas as turmas desde a educação Infantil participaram das ações.

 

A turminha do Pré I e II trabalhou com as primeiras noções de reconhecimento do numeral, soma de quantidades. Material concreto colorido, sem gasto algum e com uma didática apropriada à turma em questão.

 

Em continuidade, o 1º ano traz em suas atividades as noções de sucessor e antecessor, a apresentação do relógio e as noções de soma relativo à quantidade/numeral.

 

Adiante, a turma do 2º ano trabalhou as dezenas numéricas, cada uma em suas respectivas posições, assim como a tabuada de uma maneira prática e muito eficaz, utilizando para tal material de fácil manuseio e entendimento.

 

Trabalhar a psicomotricidade, o raciocínio lógico, a concentração, equilíbrio, as noções básicas matemáticas fora o objetivo da turma do 3º ano. Por meio de uma amarelinha construída com bambolês, a turma ora se divertiu ora desenvolveu as atividades matemáticas propostas.

 

Por conseguinte, as turmas do 4º e 5º anos, trouxeram a amarelinha africana, onde a mesma foi desenvolvida por uso de música, exigindo concentração e atenção na contagem dos passos de casa a casa. Atividade com ritmo, de cunho matemático. Além disso, tais turmas desenvolveram a construção dos sólidos geométricos de distintas formas, todas com material concreto e mediação do professor.

 

A interdisciplinaridade também foi um dos momentos marcantes da Oficina. Assim, a professora responsável pela língua inglesa, promoveu uma gincana onde os alunos elaboravam os cálculos propostos, e respondiam os mesmos em inglês. Nessa atividade, a escrita, a compreensão do cálculo, a agilidade foram pontos chaves nesse contexto.

 

O trabalho por meio de oficinas é grandioso. Por meio das mesmas, o lúdico, o raciocínio, concentração, manuseio, o lado psicomotor, a lateralidade são mediados e construções vão sendo tecidas. Dessa forma, propiciar aos alunos distintas formas de aprendizado é o fator elementar nos objetivos de todas as atividades.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 18/09/2019

 Veja Também