X

Programa de conscientização de reciclagem é lançado oficialmente em Ubiratã


Ouvir matéria

Representantes de diversos seguimentos da sociedade se reuniram na noite de quinta-feira, dia 13 de fevereiro, na Câmara de Vereadores, onde participaram de uma reunião de lançamento do Programa “Ubiratã Limpa e Consciente! Reciclar é Natural!". O evento foi organizado pela Secretaria de Saúde e a Divisão de Meio Ambiente e apresentado à comunidade pelas responsáveis por cada pasta: Cristiane Pantaleão e Cleide Carvalho.

 

O programa consiste em incentivar a população em separar o lixo reciclável. Na oportunidade foi apresentada uma média mensal da quantidade de material que é recolhido atualmente em Ubiratã e o que pode ser coletado a partir da implantação desse programa.

 

A implantação do Programa “Ubiratã Limpa e Consciente! Reciclar é Natural!” só foi possível graças aos investimentos que o município de Ubiratã tem feito em parceria com a Itaipu Binacional na construção de uma nova Unidade de Valorização de Recicláveis, anexo ao aterro sanitário e na aquisição de modernos equipamentos em parceria com o Instituto das Águas, investimentos que ultrapassam um milhão de reais.

 

Durante o evento foi informado que a administração municipal adquiriu cerca de 10 mil unidades de sacos apropriados para a coleta seletiva e que os mesmos serão distribuídos gratuitamente para cada residência da cidade, Vila Rural, São João e Distrito de Yolanda. Depois, seguindo um cronograma pré determinado, o caminhão coletor irá passar uma vez por semana em uma região recolhendo o material que será destinado para a equipe da RECITÃ (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ubiratã) fazer a triagem na nova unidade de recicláveis do município. Tudo isso irá ajudar a prolongar a vida útil do aterro sanitário que deve receber somente lixo orgânico e também contribuir com a geração de renda para diversas famílias e principalmente contribuir para a preservação do meio ambiente e consequentemente com a limpeza da cidade, evitando o acumulo de lixo e a proliferação do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças.   

 

DENGUE

Nessa reunião também foram tratados outros importantes assuntos, como a dengue. Foi feito um diagnóstico sobre a situação da doença no Paraná e em Ubiratã que já apresenta 89 casos confirmados somente este ano. Foi informado sobre os tipos de dengue e suas consequências e repassados informações sobre o mosquito e como eliminar os criados do Aedes Aegypti. Durante a apresentação também foi mostrada que em cada região da cidade há diferentes locais que foram encontradas água parada, o que mostra que cada bairro possui um perfil diferente de locais que servem de criadouro do mosquito.

 

Ainda em relação a dengue, foram apresentadas as ações realizadas pela prefeitura no combate a doença, as responsabilidades de cada um e feita à apresentação de um projeto de lei sobre cuidados com os terrenos e a responsabilidade pela limpeza e manutenção desses lotes. Esse projeto de lei foi entregue aos vereadores que irá analisá-lo e posteriormente votá-lo.

 

Participaram do lançamento do programa “Ubiratã Limpa e Consciente! Reciclar é Natural!”, o prefeito Haroldo Fernandes Duarte – Baco, os vereadores Silvio de Pádua, João Duarte e Aparecido Paula, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, João José da Silva, além de secretários municipais e a comunidade em geral.

 

 

PARA BAIXAR A APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA RECICLAR É NATURAL CLIQUE NO LINK:

http://www.controlemunicipal.com.br/inga/sistema/arquivos/46/140220150926_apresentacao_reclicar_e_natural_pdf.pdf

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 14/02/2020

 Veja Também