X

Durante encontro com lideranças de Ubiratã, Unimed Cascavel apresenta plano de expansão


Ouvir matéria

Estar acima da média nacional é algo que vem fazendo parte dos índices de crescimento de Ubiratã, que tem como estímulo a presença do cooperativismo médico, de crédito e agroindustrial. Os números da cidade vêm se multiplicando de forma ainda mais intensa desde 2011, com a instalação da Cooperativa Unitá, que abate 330 mil aves por dia para abastecer os mercados do Brasil e de dezenas de países da América, Europa e Ásia. “O nosso crescimento populacional tem mostrado o quanto a chegada da Unitá nos deu mais força. São milhares de trabalhadores que migraram de outras cidades para cá. Só essa cooperativa tem mais de quatro mil colaboradores. Para os próximos anos, o nosso planejamento é crescer em número de habitantes e em capacidade de consumo, pois a renda anual per capita em Ubiratã já é quase 25% maior do que a média nacional”, explica o prefeito Haroldo Fernandes Duarte - Baco. A Unimed Cascavel identifica esse potencial há muitos anos. Desde 1999 a cooperativa de saúde tem uma estrutura própria em Ubiratã, com força capaz de acompanhar o crescimento estimado para o futuro do município.

 

AMPLIAÇÃO

Olhando para esse cenário promissor, o médico José Carlos Marques, conselheiro de atendimento regional de Ubiratã, propôs um Encontro de Desenvolvimento, realizado em 28 de fevereiro. “Com o desenvolvimento estimulado pelas cooperativas surge a necessidade de um investimento em saúde para um número cada vez maior de pessoas. Nesse cenário que se abre, o papel da Unimed é fundamental. Por isso, reunimos aqui diretores de cooperativas, autoridades políticas e médicos cooperados da Unimed para trocarmos experiências e apresentar um programa de extensão de serviços que a Unimed Cascavel deseja fazer para ampliar os serviços de Medicina Preventiva e muitos outros”, resumiu o conselheiro idealizador do encontro.

 

A iniciativa foi enaltecida por Cavalini Carvalho, diretor-vice-presidente da Unitá, durante apresentação feita na sede da Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã (Aceu): “Eu trabalhei em banco, em um modelo tradicional e empresa, durante grande parte da minha vida. Já hoje em dia, posso dizer que sou um apaixonado pelo modelo cooperativista. É ele que tem proporcionado tantas mudanças na realidade do nosso município”, elogiou.

 

Uma comitiva da Unimed Cascavel visitou a Unitá e também esteve em clínicas e hospitais da cidade para apresentar a proposta. “A gente já tinha um interesse intuitivo de expandir os serviços em Ubiratã. Agora, com os dados que nos foram apresentados nessas visitas e nesse encontro, confirmamos que a nossa decisão é bem fundamentada”, acrescentou Humberto Golfieri Junior, diretor de Mercado da Unimed Cascavel.

 

BENEFÍCIOS PÚBLICOS E PRIVADOS

A Secretaria Municipal Saúde de Ubiratã viu com bons olhos o investimento proposto. “A prefeitura está à frente do sistema público. Nós, enquanto cooperativa e operadora, estamos à frente da saúde sistema suplementar. Cada um tem sua atuação, mas, por que não nos unirmos em uma parceria em que todos ganham? A própria secretária de saúde nos disse que, se um espaço de atenção como o que pretendemos montar aqui tomar corpo, isso aliviaria a carga que as unidades básicas são obrigadas a absorver”, revela o diretor-presidente da Unimed Cascavel, Danilo Galletto.

 

PRODUTO ESPECIAL

Para que tudo isso entre em prática, uma parceria entre cooperativas poderá ser a mola propulsora, como explica Erwin Soliva Junior, diretor de Controladoria da cooperativa de saúde: “Está muito claro que Ubiratã tem potencial para crescer em número de contratantes de planos de saúde. A gente quer aproveitar esse potencial e colocar os nossos serviços para essa população que tem condições de contratar o melhor plano de saúde possível, que é o da Unimed Cascavel. Podemos criar um produto de menor custo, sem perder a qualidade para beneficiários vinculados às cooperativas da região. Esse produto já está sendo idealizado”.

 

TODOS GANHAM

A iniciativa foi elogiada por médicos cooperados e por pacientes que já são beneficiários da Unimed em Ubiratã.

 

“Todos saem beneficiados por meio de parcerias que unem cooperativas, principalmente os pacientes, que passam a ter mais serviços à disposição, e os médicos, que passam a ter mais campo de trabalho. Achei esse encontro muito produtivo.” - Célia Seiko Tanaka de Morais, cardiologista cooperada da Unimed Cascavel em Ubiratã.

 

“Vai ser bom para mim e para todos, porque teremos um serviço ainda melhor da Unimed para nós que somos pacientes.” - Erno Inácio de Almeida, cliente da Unimed em Ubiratã.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 09/03/2020

 Galeria de Fotos

 Veja Também