X

Ubiratã mantém feriado de carnaval nas repartições públicas; parte do comércio também vai fechar


Ouvir matéria

Em decreto municipal assinado pelo prefeito Fábio Dalécio o município de Ubiratã vai ter ponto facultativo de véspera de carnaval na próxima semana, seguindo dessa forma uma resolução acatada pela Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão) definida em reunião com os prefeitos.

 

No documento aprovado pela Comcam, os prefeitos afirmam que vão manter o fechamento das prefeituras. Apenas serviços essenciais, como área da saúde e coleta do lixo serão mantidos.

 

Em Ubiratã, além das repartições públicas, parte das lojas vai fechar as portas, seguindo um acordo (Convenção Coletiva de Trabalho) com o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio firmado no mês dezembro de 2020 durante as festividades de fim de ano, quando o comércio funcionou em regime especial.

 

Cerca de 65% das lojas aderiram a campanha de fim de ano, de acordo com a ACEU (Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã). Com isso, para compensar as horas trabalhadas a mais pelos funcionários durante a campanha, as empresas são obrigadas a fechar as portas durante datas estabelecidas, sendo uma delas a da véspera do carnaval. As empresas que não participaram da campanha (35%) estão desobrigadas do acordo coletivo, ficando livres para funcionar.

 

O prefeito de Ubiratã, Fábio Dalécio, comentou que o fechamento do comércio pesou para a decisão sobre o fechamento das repartições públicas. “A associação comercial já tinha feito esta troca no fim de ano devido ao horário especial de Natal compensando agora no Carnaval. Entendemos que como a maioria do comércio vai estar fechado, seria melhor também manter a prefeitura fechada”, afirmou o gestor municipal, ressaltando que os serviços essenciais funcionarão em escalonamento definido por cada gestor das pastas.

 

FERIADO SEM FESTA

Por outro lado, o prefeito de Ubiratã, publicou decreto suspendendo em todo o território do município festas ou eventos comemorativos de carnaval, incluindo prévias carnavalescas e similares, promovidos por entes públicos ou pela iniciativa privada.

 

No documento, o prefeito determina o reforço da fiscalização municipal quanto à proibição dos eventos em questão. O objetivo, segundo Dalécio, é evitar aglomerações que possam colocar em risco a saúde da população do município bem no auge de enfrentamento da Covid-19.

 

Bela, amada e gentil!

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de Publicação: 11/02/2021

 Galeria de Fotos

 Veja Também