X

combate ao escorpião amarelo no município

ALERTA DE ESCORPIÃO AMARELO


Ouvir matéria



A Secretaria de Saúde de Ubiratã por meio da Vigilância Epidemiológica intensifica o combate ao escorpião amarelo no município e alerta referente aos cuidados a fim de evitar a proliferação deste aracnídeo. Na região do Ginásio de Esportes foram encontrados registros do escorpião amarelo na última semana.

Os escorpiões proliferam nas frestas das pedras, barrancos, em paredes, muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, ralos, forros, lugares úmidos, pouca luz e alimentam-se de insetos (principalmente de baratas).
O escorpião amarelo procura alimento à noite e utiliza-se do ferrão venenoso para defesa.

“É preciso estar atento ao veneno do escorpião. O efeito da picada pode levar à morte. O incidente pode ser leve, moderado ou grave e a análise dos sintomas deverá ser feita no Hospital” informou a Coordenadora de endemias, Elaine Gomes.

Em caso de acidentes, a vítima deve lavar o local da picada com água e sabão e buscar atendimento médico o quanto antes. A população pode ligar para o SAMU (192) para conduzir ao atendimento de emergência. É importante, se possível, levar o escorpião para a identificação da espécie e também para facilitar na hora do atendimento.

CAPTURA DO ESCORPIÃO

Os técnicos da Vigilância Sanitária e Epidemiológica são treinados para fazer a coleta manual dos escorpiões.

Os escorpiões são resistentes aos venenos e permanecem longos períodos sem alimentar-se e movimentar-se, por isso, a dificuldade do combate. A população pode contribuir para evitar a proliferação, mantendo as casas e quintais limpos, evitando lixo doméstico e o acúmulo de entulhos.

A equipe de técnicos pode ser acionada também para atendimento em toda a cidade. O cidadão ao encontrar um escorpião no quintal de casa, deve informar a Secretaria da Saúde através dos telefones: (44) 991850530 / 3543 4141 ou no prédio anexo ao Posto de Saúde Central.

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Data de Publicação: 23/06/2022

 Galeria de Fotos

 Veja Também